MENU

31/05/2024 às 17h55min - Atualizada em 31/05/2024 às 18h00min

X FESTIAFRO impulsiona a arte e a educação antirracista nas escolas públicas de Imperatriz e região tocantina

Eronilde dos Santos Cunha
(ativista negra, pesquisadora, coordenadora da CEIRI/UREI e integrante do IHGI)
Foto: Divulgação
 
Em alusão ao Dia da África (25 de maio) e ao Teatro Negro, a Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI/SEDUC-MA), através da Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI), realizou nos dias 24 e 28/05/24 (nos turnos vespertino e noturno), no Teatro Ferreira Gullar, 03 apresentações (abertas ao público), da 10ª edição do Festival de Interpretação Teatral da Literatura Negra (poesia, conto, crônica e dramaturgia) - X FESTIAFRO/24. Durante todas as apresentações a plateia esteve atenta para apreciar o talento, a resistência e a pluralidade de estudantes de escolas públicas, estaduais e municipais, de Imperatriz e região tocantina. Trabalhos como este são imprescindíveis no combate e enfrentamento das diferentes formas de violência e no  fortalecimento do protagonismo estudantil.  

Ações educativas, formativas e culturais de combate ao racismo nas escolas públicas vem sendo desenvolvidas pela CEIRI/UREI, desde 2007. O objetivo é intensificar o trabalho de implementação de  ações antirracistas articuladas à Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas brasileiras. Estas práticas, coordenadas pela professora Mestra Eró Cunha, tem sido de fundamental importância para a promoção da equidade racial e para o fortalecimento da educação e cultura negra, nas comunidades escolares dos 15 municípios jurisdicionados pela  URE de Imperatriz. 

Nesta perspectiva o X FESTIAFRO/24 foi realizado com muito êxito, superando as edições anteriores, em qualidade e quantidade de pessoas envolvidas. O Festival contou com 18 escolas inscritas (estaduais e municipais), na primeira etapa/eliminatória, sendo classificadas 12 escolas para a etapa final. Foram 177 estudantes inscritos (escolas estaduais e municipais) e com uma plateia de aproximadamente 800 pessoas (fora a equipe de produção, registro, apoio e articulação, gestores/as, jurados/as, professores/as...). 

A potência dos textos e   interpretação das/os estudantes, aliada a música, figurino, maquiagem, cenário, iluminação e dança, impressionaram a plateia e a comissão julgadora. O empenho e a comprometimento social, de todos/as os/as envolvidos/as, foi o ponto alto do FESTIAFRO/24. As 06  escolas (03 estaduais e 03 municipais) mais votadas, por um júri técnico e por aclamação popular, foram premiadas com troféus, certificados e aparelhos tecnológicas (celulares, som, fones de ouvido, etc.), as demais escolas e professores/as receberam certificados de participação.
Em relação a participação no festival de teatro negro, a estudante Geovana Nascimento declara “foi uma experiência muito incrível. Foi maravilhoso. Foi a primeira vez que estive aqui (no Teatro e no FESTIAFRO).”

Enquanto a gestora adjunta do CEM Caminho do Futuro, Patrícia Alves Silva, afirma “o FESTIAFRO/24 foi maravilhoso porque os estudantes se motivaram e do processo de estudo e montagem da apresentação gerou várias outras coisas positivas. Isso gerou envolvimento, conversa, aproximação, uma maior conexão com a escola. Pra nós foi muito bom... porque a gente estudou mais, envolveu os/as estudantes. Eles estão extremamente motivados e já pensando nas apresentações do ano que vem”.  

O sucesso do FESTIAFRO/24 reafirma a importância e a urgência de políticas e iniciativas, públicas e privadas, voltadas para o fomento de ações  educativas e culturais de promoção da equidade, de gênero, de raça e de fortalecimento identitário da comunidade estudantil.

Sem a grande rede de apoio e parceria O X FESTIAFRO não teria sido tão rico e significativo. Parabéns e obrigada a todos/as  os/as estudantes, professores/as, equipe gestora, pais, mães e responsáveis que participaram efetivamente do festival. Nossos agradecimentos especiais aos jurados/as, parceiros/as, apoiadores/as e patrocinadores, dentre eles:  Defensoria Pública do Estado do MA - Comarca de Imperatriz; Deputado Estadual Rildo Amaral;  Prefeitura Municipal de Imperatriz; Secretaria Municipal de Educação - SEMED/ITZ (através da Coord. de Promoção da Equidade Racial); a UEMASUL; a ASSARTI (Chico do teatro); o CCN-NC; Edson Produções; Oportunoss;  Cuscuz Filmes; Dra. Regina Célia Nobre; Jailma Ferreira - Plantas e Flores; Olímpia Troféus; Sabura di nos Terra; a intérprete Ruaní; o Grupo Infantil de Dança Africander ( coordenado pela professora Ivonete); Orleane Evangelista e Suelly Leal (gestoras da UREI) e a equipe técnica UREI (apoio no teatro nos 2 dias: Marilene, Cida Marconcinni, Aglaídes, Vadilson, Karitânia - Giseuda e Antônio de Pádua acompanharam o evento); a mídia local (emissoras de TV), Elenir Castro, João Luciano, toda a equipe da SEMED (Domingos Bandeira, Inês de Jesus, Janete Jane, as intérpretes de libras...); Eliana Santos, Márcio Cruz, Eduardo Palhares, Maria Florismar,  bem como a comunidade imperatrizense que prestigiou o festival. 

LISTA DAS ESCOLAS VENCEDORAS - CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL:

1º Lugar: Esc. Municipal Marly Sarney 
TEXTO: Adaptação de negrinha (Monteiro Lobato) – EU TENHO NOME
AUTOR: Tiago dos Santos Oliveira

2º Lugar:  Esc. Municipal Ipiranga 
TEXTO: Xica da Silva
AUTOR:  Sillas Freire

3º Lugar: Esc. Municipal Juscelino Kubitschek
TEXTO:  Conceição Evaristo – de ajudante de lavadeira a deusa das letras negras 
AUTOR: Leydianne da Silva Ferreira

Vencedor por Aclamação Popular: Esc. Municipal Ipiranga

LISTA DAS ESCOLAS VENCEDORAS - CATEGORIA ENSINO MÉDIO: 

1º Lugar: IEMA Pleno Imperatriz  (CE Newton Barjonas Lobão)TEXTO: O Navio NegreiroAUTOR: Castro Alves
2º Lugar: CEM Caminho do FuturoTEXTO: Um grito Negro (inspirado no texto Cântico negro, de José Régio)AUTOR: Texto coletivo (estudantes e professora orientadora)
3º Lugar: CE Amaral RaposoTEXTO: Batuques da AlmaAUTOR: Ana Maria 

Vencedor por Aclamação Popular: IEMA Pleno Imperatriz  (CE Newton Barjonas Lobão).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »