MENU

14/05/2024 às 18h37min - Atualizada em 14/05/2024 às 18h45min

Sedes inicia Semana de Combate e Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Campanha tem objetivo de enfrentar a violência sexual contra o público infantojuvenil

Kalyne Cunha - Ascom
Com o tema “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”, solenidade de abertura ocorreu no auditório da UFMA, Centro, na segunda-feira (13). - Foto: Assessoria
 
A luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes ganha destaque em Imperatriz com a realização da Semana de Combate e Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em conjunto com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Selo Unicef e a rede de proteção da criança e do adolescente, a iniciativa visa conscientizar e mobilizar a população em prol da proteção dos jovens.

A solenidade de abertura, ocorrida no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro, na segunda-feira (13), marcou o início das atividades. Com o tema “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”, a campanha busca enfrentar a violência sexual contra esse público vulnerável.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, enfatizou a importância da campanha e o papel crucial das instituições envolvidas na rede de proteção da criança e do adolescente. “É fundamental unirmos esforços para combater esse grave problema social. A Sedes, juntamente com o Creas e demais parceiros, está empenhada em promover a conscientização e oferecer apoio às vítimas”, ressaltou Xavier.

A Semana de Combate e Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes teve seu pontapé inicial no dia 8 de maio, com uma série de atividades marcantes. O destaque ficou por conta da abertura oficial da campanha, que começou na manhã do dia 13. O evento ganhou visibilidade com a divulgação de sua programação através das redes sociais da instituição, mobilizando a comunidade para a causa.

No período da tarde do mesmo dia, o auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro, foi palco da solenidade de abertura. O evento contou com a presença dos palestrantes representando o Ministério Público-MA, o promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude, Gleudson Malheiros, ao lado da promotora Patrícia Fernandes.

A articuladora do Selo Unicef no município e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Mikaely Santos, apresentou o fluxograma de atendimento para crianças e adolescentes vítimas de violência. Além disso, a palestrante da ação, a psicóloga do Creas Maria Eduarda, trouxe contribuições valiosas para o debate. O coral das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Vila Vitória também encantou o público com sua apresentação, marcando o compromisso de toda a comunidade na proteção dos direitos infantojuvenis.

O ápice da campanha está marcado para o dia “D”, em 18 de maio, quando um pit stop será realizado na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, em frente às Lojas Economia, a partir das 8h. Estas iniciativas, que se estendem por espaços públicos, unidades de saúde e empresas, têm como objetivo sensibilizar a comunidade e promover a denúncia de quaisquer formas de violência sexual contra crianças e adolescentes.

O evento também marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal n.º 9.970/2000, em memória à tragédia que vitimou Araceli Crespo, em 18 de maio de 1973.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »