MENU

07/05/2024 às 19h23min - Atualizada em 07/05/2024 às 19h30min

Justiça Eleitoral arrocha o cerco contra fraudes

Quem for pego com documentação irregular querendo transferir domicílio será preso

Da Redação
Foto: O PROGRESSO
 
Com a finalização do prazo para emitir e regularizar título de eleitor, inclusive com a transferência de domicílio que termina hoje, o que se vê nos arredores do Cartório Eleitoral é uma grande procura. Ontem, por exemplo era grande o número (mais de 500) no decorrer do dia somente no prédio da Justiça Eleitoral no Parque Sanharol. Muitos eleitores em busca da regularização e até, aqueles que pretendiam fazer o alistamento eleitoral, retirando o título pela primeira vez, para votar nas eleições de 06 de outubro, para prefeito, vice-prefeito e vereador. 

Entre esses, muitos em busca da transferência de domicílio. Para Imperatriz e para cidades vizinhas. Vale lembrar que, neste ano, devido ao caráter local das eleições, não há possibilidade de voto em trânsito.

Para a transferência de domicílio eleitoral, é necessário comprovar vínculo com a localidade em que o eleitor pretende votar. “Os vínculos podem ser residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha da localidade”, informa a Justiça Eleitoral. 

Para requerer a transferência, é necessário que o eleitor resida a pelo menos três meses no novo município e já tenha transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título. Estão isentos dessa condição os servidores civis ou militares, bem como seus familiares, que tenha se mudado em decorrência de transferência ou remoção.

A Fraude
A reportagem apurou ser grande a movimentação objetivando a cidade de Davinópolis. E aqui, claro, havia, aqueles que estavam com a documentação em ordem e muitos, orientados e até levados por cabos eleitorais que estavam nas proximidades, na parte exterior, buscando fraudar a legislação eleitoral.

O juiz Delvan Tavares, titular da 33ª Zona Eleitoral desde o início da semana vem dando plantão no Fórum visando manter a lisura das transferências de títulos tem alertado aos que procuram o Fórum que mantenham a documentação em ordem e não se deixem enganar por quem busca com a transferência irregular, favorecer pessoas com a intenção de “aumentar” o cacife eleitoral.

“É uma prática desonesta que vai acarretar com a prisão de quem nela incorrer. E vejam bem: a Justiça Eleitoral tem como checar a veracidade da documentação apresentada, inclusive, dos comprovantes de residência.” 

O PROGRESSO apurou que entre os comprovantes de residências apresentados há casos de na conta de energia ter sido apostado o nome de um eleitor em substituição do nome do usuário verdadeiro. Essa prática, incluisve está ocorrendo em muitas cidades do Maranhão. Em São Luís, inclusive.

Eleições 2024
104 cidades terão ter 2º Turno; Imperatriz chegou aos 202 mil eleitores

Imperatriz terá 2º Turno! É o que indica os dados de Georreferenciamento cujo relatório traz os dados do eleitorado brasileiro divulgado ontem. Nele, no Nordeste, Salvador é a capital com maior número (1.974.721) eleitores e a 6ª cidade no Brasil. São Luís é a 16ªcidade com 748.546 eleitores. Imperatriz com seus 273.110 mil habitantes (vale dizer que ninguém aqui acredita nesse número fornecido pelo IBGE) chega ao seleto clube das cidades que terão 2º Turno com 200.922 (número esse que  sofreu alteração na noite de ontem. PASSAMOS COM MAIS MIL, quase 202 mil,  portanto). É 104ª cidade *. As três cidades seguintes, Parauapebas (PA) 199.139 eleitores, Governador Valadares (MG) 198.636 e Juazeiro do Norte (CE) 198.513 a depender de seus esforços podem chegar. 

Última hora - Informações chegadas à Redação no fechamento da reportagem, informava que o número de eleitores foi acrescido de mais de 1.000 eleitores, o que eleva o número a mais de 202 mil eleitores. 2º Turno mais que garantido portanto. Valeu o esforço de todos os envolvidos. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »