MENU

30/04/2024 às 18h01min - Atualizada em 30/04/2024 às 18h15min

Governo do Maranhão e Suzano iniciam triagem para o programa “Minha Vista Meu Tesouro” em São Pedro da Água Branca

Mozart Magalhães
Fonte: Agemsul
Exames preliminares para a realização das cirurgias oftalmológicas - Foto: Maíra Soares
 
Com o objetivo de promover a saúde ocular, o Governo do Maranhão, por meio da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), em parceria com a Suzano e a prefeitura de São Pedro da Água Branca, deu início na última segunda-feira(29) à triagem para o programa “Minha Vista Meu Tesouro”, que oferecerá exames, consultas e cirurgias oftalmológicas para a população do município.

As pessoas pré-selecionadas para participar do programa foram atendidas no Conselho Municipal do Direito das Crianças e Adolescentes (CMDCA) para a triagem e os exames necessários para o diagnóstico dos pacientes.

A aposentada Expedita Angélica Oliveira da Silva está feliz com a possibilidade de cuidar da saúde dos olhos. Ela conta que estava com muitos problemas de mobilidade ocasionados por dificuldades para enxergar. “É muito bom poder tratar dos olhos e ter certeza, com a fé em Deus, que vou resolver este problema que está dificultando a minha vida”, relatou a aposentada.

Para Rakel Murad, gerente de Relações Corporativas da Suzano, Regional Norte, a saúde e o bem-estar das comunidades são pilares fundamentais para a companhia. “É um dia que esperamos e organizamos bastante e através da parceria do Governo do Maranhão e a prefeitura de São Pedro da Água Branca lançamos o programa ‘Minha Vista Meu Tesouro’ que visa atender pessoas para cirurgias de catarata e pterígio. Na Suzano, temos um direcionador de cultura que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo, e o pilar saúde tem total importância neste contexto, fundamental nos territórios onde atuamos”, finalizou.

O controlador da Agemsul, João Menezes, reforçou a importância da parceria do Governo do Maranhão com a Suzano e a prefeitura na promoção da saúde. “Estamos trazendo o programa ‘Minha Vista Meu Tesouro’ para contemplar as pessoas que estão necessitando imediatamente das cirurgias oftalmológicas e o restabelecimento por completo da visão”, pontuou João Menezes.
A prefeita de São Pedro da Água Branca, Marília Gonçalves, agradeceu a vinda do programa “Minha Vista Meu Tesouro” para o município e destacou a importância das parcerias para a melhoria das condições de vida da população. “Estamos agradecidos com os parceiros importantes para a execução deste programa e pretendemos ampliar os serviços oftalmológicos para que mais pessoas sejam beneficiadas”.

A segunda etapa do programa está agendada para os dias 8 e 22 de maio, quando serão realizadas 80 cirurgias oftalmológicas. Os pacientes diagnosticados terão direito ao translado até o local das cirurgias, em Imperatriz, além de poderem levar um acompanhante e receberem alimentação durante o período de atendimento.

Dentro do pacote de investimentos sociais por meio da parceria do Governo do Maranhão, Suzano e prefeitura de São Pedro da Água Branca, além dos exames, consultas e cirurgias oftalmológicas, estão sendo oferecidos cursos de qualificação profissional para áreas de interesse da região.

Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas distribuídas para cursos profissionalizantes nas áreas de corte e costura, mecânica geral, máquinas pesadas e pedreiro, além de demais cursos específicos que serão oferecidos no decorrer do ano.

As inscrições para os cursos de mecânica geral e máquinas pesadas já estão abertas e podem ser feitas diretamente na Escola do Estado (Rua Colares Moreira, S/N, bairro São José) até o dia 3 de maio.

Para participar do processo seletivo, é necessário residir em São Pedro da Água Branca, ter idade mínima de 18 anos e possuir CNH na categoria B ou superior

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »