MENU

OPROGRESSONET Publicidade 728x90
28/11/2022 às 16h51min - Atualizada em 29/11/2022 às 00h03min

Academia Livre de Música e Artes apresenta Concerto de Natal “Luz do Mundo”

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) apresenta seu tradicional Concerto de Natal que, neste ano, traz o tema “Luz do Mundo”. Serão duas apresentações: no sábado (3/12), às 20 horas, no Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370), em Ribeirão Preto, e no domingo (4/12), às 19 horas, no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (Rua Alfredo Nogueira, 390), em São Joaquim da Barra.

Na edição deste ano, o concerto apresenta um repertório natalino de diversos países. Trata-se de uma superprodução que reúne orquestra, coro, balé e solistas de canto, com a participação de cerca de 90 alunos e vários professores da Alma. A seleção musical é especial com canções que representam a época natalina em vários países e culturas diferentes, com canções da Polônia, França, Alemanha, Ucrânia, EUA, Áustria, Itália e Espanha. Terá também a participação do Coro Infantil e Juvenil da Alma. 

Outra novidade será a apresentação de danças típicas como a Valsa, Polonese e Mazurka, representando alguns países. “São danças usadas amplamente nas festividades dos povos e foram compostas pelo regente Bogdan Dragan, especialmente para o concerto “Luz do Mundo”, explica Snizhana Drahan, professora de canto e coral da Alma e diretora artística do concerto. Segundo ela, a proposta do espetáculo é mostrar que, apesar das culturas diferentes, todos os povos vivem o mesmo sentimento de Natal: a felicidade. “Nossa proposta é mostrar que a essência do Natal é a fraternidade e a generosidade e isso é igual em todas as regiões do mundo”, destaca.

Snizhana Drahan lembra que a canção de encerramento do concerto - "A luz do mundo" - traz a mensagem de união. “Queremos que o público compreenda que cada país tem sua música típica maravilhosa, com seu jeito e estilo, e que todas as nações têm o direito de viver com sua liberdade. Nossa esperança com o concerto é a esperança de liberdade”, mostra.

A presidente da Alma, Dulce Neves, diz que o concerto é um momento muito aguardado pelos alunos e professores da academia e uma excelente oportunidade de aprimoramento da formação oferecida, além de ser um evento que já se tornou oficial no calendário do mês de dezembro em Ribeirão Preto.  "O ano de 2022 nos trouxe a oportunidade do reencontro. Por este motivo, temos muito a comemorar e a agradecer neste concerto de Natal. Escolhemos exaltar um sentimento coletivo que está na nossa essência humana e que guarda uma potência: a esperança que é capaz de nos acordar, reinventar e garantir a nossa fé", destaca.  

A direção artística e regência dos coros são de Snizhana Drahan, direção musical e regência de Bogdan Dragan e coreografias e direção cênica de Marisol Gallo.

REPERTÓRIO:
Polonesa. B. Dragan (1972) | balé                                                         
White Christmas / Natal Branco. I. Berlin (1888-1989) | Mariana Ferreira e Catarina Tardelli
Schedrik. Folclore Ucraniano | Brenda Grigol, Tacristy Rodrigues, Paola Roja
Valsa. B. Dragan (1972) | balé
Stille Nacht / Noite Feliz. F. Gruber (1787-1863)
Ester Sonievsky | Julia Santos, Clara Godoy
Jingle Bells. J. Pierpont (1822-1893) | Lucas Menegazzi, Valentina Vetrano
La você di Maria. Roberta Torresi (1976) | Paolo Bisonni, Bartira Sene, Paola Rojas
Dança espanhola. Quebra-nozes. P. Tchaikovsky (1840-1893) | balé
Dança árabe. Quebra-nozes. P. Tchaikovsky (1840-1893) | balé
Pot-pourry: Noite azul. O. Barbosa (1893-1966); Para não ser triste | Edson Borges Abrantes; Boas festas. Assis Valente (1911-1958) | Bartira Sene, Paola Rojas, Lucas Menegazzi, Isaias Seraphim
Mazurka. B. Dragan (1972) | balé
Light of the world. Robert Lebel

SERVIÇO
APRESENTAÇÃO 1: Concerto de Natal “Luz do Mundo”, da Academia Livre de Música e Artes (Alma)
Data e horário: 03/12/2022 (sábado) | 20 horas
Local: Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370) | Ribeirão Preto (SP)
Acesso: gratuito com retirada de ingresso no teatro, a partir do dia 30/11 (limitado a 2 convites por pessoa)

APRESENTAÇÃO 2: Concerto de Natal “Luz do Mundo”, da Academia Livre de Música e Artes (Alma)
Data e horário: 04/12/2022 (domingo) | 19 horas
Local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (Rua Alfredo Nogueira, 390) | São Joaquim da Barra).
Acesso: gratuito, sem necessidade de retirada de ingresso

Sobre a Alma
A Alma - Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual.

Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90