MENU

21/11/2022 às 17h04min - Atualizada em 21/11/2022 às 17h04min

PDF Maranhão realiza rodada de negócios para setor hoteleiro

Fornecedores e representantes de hotéis tiveram a oportunidade de fazer negócios durante o 5º Salão de Turismo

Comunicação e Eventos/FIEMA
Foto: Assessoria/Fiema
 
SÃO LUÍS – O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF), da Federação das Indústrias, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), realizou pela segunda vez uma rodada de negócios para empresas com interesse em fornecer produtos e serviços para hotéis e pousadas. O encontro aconteceu na última quinta-feira (17/11), durante o 5º Salão de Turismo Rota das Emoções, promovido pelo Sebrae. A iniciativa é importante para contribuir com a retomada de um dos setores mais expressivos da economia, o turístico, especialmente neste período pós-pandemia.  

Este ano, o PDF já realizou 10 rodadas de negócios envolvendo o Sistema S, as empresas mantenedoras e apoiadoras do programa e esta edição com hotéis e pousadas. O PDF Maranhão possui mais de 2.600 empresas cadastradas, realizou mais de 8 mil indicações de fornecedores para processos de aquisição desde 2017 e já gerou mais de R$ 1 bilhão em valor de oportunidades nos últimos cinco anos. Além de dezenas de empresas apoiadoras e parceiras, o PDF Maranhão tem como mantenedoras a Alumar, Eneva, Equatorial Energia, SOLAR Coca-Cola e Vale.  

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH-MA) e representante do Rio Poty Hotel, Armando Ferreira, participou da rodada de negócios. Ele disse que o encontro com fornecedores é uma grande oportunidade de integração e de realização de negócios depois da pandemia. “O nível de organização do encontro é muito bom e nos permite obter um leque de opções para aquisição dos mais variados produtos e serviços”, disse ele.  

Durante as rodadas de negócios, fornecedores de produtos e serviços têm a chance de ficar cara a cara com potenciais compradores. Cada empresa tem até três minutos para fazer um pitch, um resumo conciso das suas ofertas. Quem possui os melhores produtos e serviços tem grande chance de avançar na negociação e fechar vendas no futuro. No caso dos hotéis e pousadas, a vantagem é reunir em uma única tarde fornecedores dos mais diversos ramos, como decoração, alimentos, bebidas, consultorias e tudo o mais que gira em torno da atividade hoteleira.  

Ana Paula Jordão, do Litorânea Praia Hotel, contou que conheceu fornecedores de biscoitos regionais a prestadores de serviços de manutenção predial. “Como eles chegam até a gente, não perdemos tempo na busca por esses fornecedores”, avaliou. O presidente do Sindibebidas e proprietário da cachaça Capotira, Jorge Fortes, disse que iniciativas como essa são extremamente positivas. “É uma maneira de aquecer o setor hoteleiro e de apresentar marcas regionais para outros estados, como Ceará e Piauí”, analisou.  

Os empresários Islaine Helen Sampaio e Willame Rodrigues Silva, da empresa Habitat Consultoria, levaram à rodada de negócios uma proposta de consultoria ambiental voltada para o setor hoteleiro. “Queremos garantir que as empresas desenvolvam suas atividades econômicas, mas sem agredir o meio ambiente”, resumiu Islaine. Isabel Cristina Melo, que representa o Hotel Veleiros, Hotel Ponta d’Areia, Hotel Pers Palace, em Santa Inês, e a Pousada Boa Vista, em Barreirinhas, participou da rodada de negócios. “O turismo me impressiona pela capacidade que tem de gerar muitos negócios. Foi bom ver aqui empresários tão jovens preocupados com uma praia limpa, por exemplo. O evento traz novas oportunidades e temos que abraçá-las’, resumiu.  

Essa rodada de negócios, como explicou a assessora técnica do PDF Maranhão, Camila Belo, é um caminho mais fácil para fornecedores qualificados acessarem representantes de hotéis e até mesmo proprietários dos empreendimentos. “Em encontros como este, os fornecedores têm uma chance concreta de encantar clientes em potencial’, finalizou.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »