MENU

15/11/2022 às 20h41min - Atualizada em 16/11/2022 às 00h05min

Collazo Group de Porto Rico instala a primeira impressora digital EFI Nozomi no Caribe

A nova impressora jato de tinta de passagem única e direto na placa substituirá a laminação litográfica e gerará novas oportunidades de aplicação

SALA DA NOTÍCIA Yasmin Moraes
Christian Collazo

São Paulo, novembro de 2022 – A  Collazo Group, com sede em Las Piedras, Porto Rico, está transformando suas atividades e agregando as funcionalidades premiadas da impressora EFI™ Nozomi C18000 Plus, que conta com uma tecnologia direto na placa de altíssima velocidade para embalagem de papelão ondulado, o que permitirá à empresa gerar um grande impacto no mercado local. Ela é a primeira empresa de conversão de embalagens do Caribe a adotar a tecnologia jato de tinta de passagem única. Sendo assim, a Collazo Group conta com uma importante vantagem competitiva na abordagem de lacunas de longa data do mercado com relação a trabalhos com papelão ondulado de alta qualidade.

Fundada há 30 anos, a Collazo Group iniciou como uma empresa de impressão comercial. A empresa também ingressou na área de impressão digital de grandes formatos, com um departamento de design interno para produção de displays de PDV criativos, e entrou no mercado de embalagens após a aquisição de uma empresa de impressão flexográfica. A embalagem de papelão ondulado tem se tornado uma área de grande crescimento. Considerando esse fato, a empresa tomou a decisão de adquirir uma máquina onduladeira de 5 camadas e, mais recentemente, uma nova impressora jato de tinta Nozomi LED UV de quatro cores.

Melhor retorno e custos mais baixos
Com a impressão de embalagens e displays de alta qualidade da impressora Nozomi C18000 Plus, que está sendo instalada este mês, o proprietário da Collazo Group, Christian Collazo, prevê a substituição de quase todo o trabalho de laminação litográfica de sua empresa por uma produção digital mais eficiente. “Até alguns anos atrás, tínhamos três impressoras litográficas”, disse Collazo. “Nós as vendemos e começamos a terceirizar o serviço de litografia que precisávamos para embalagem. Nossa expectativa é que a Nozomi nos permita trazer 90% dos serviços que terceirizamos de volta para a empresa.

Ele acrescentou: “Na verdade, acreditamos que a Nozomi C18000 Plus nos permitirá dobrar nossa capacidade de produção de trabalhos gráficos de alta qualidade em comparação com o que produzíamos com laminação litográfica. Além disso, poderemos oferecer um preço melhor e um tempo de resposta mais rápido aos nossos clientes imprimindo diretamente na placa.”

A impressora Nozomi cria oportunidades para empresas da ilha que também compram impressão flexográfica. Porto Rico tem poucas opções no que diz respeito a impressões flexográficas coloridas. Isso é uma barreira para compradores locais de embalagens flexográficas e empresas que não podem impulsionar seu apelo de marketing por meio de designs gráficos de alta qualidade devido aos requisitos adicionais de custo, tempo e quantidade da laminação litográfica. Agora, com a Collazo Group, essas empresas têm acesso a gráficos digitais de alta qualidade na quantidade que desejarem, por meio de uma opção mais econômica do que a laminação litográfica.

A Collazo Group utiliza papéis com revestimento branco em grande parte de seu trabalho. Além disso, ao comparar as tecnologias, ela descobriu que a Nozomi C18000 Plus oferece qualidade superior a produtos jato de tinta à base de água e de passagem única semelhantes. “Se tivéssemos escolhido uma solução com tintas à base de água, estaríamos mais limitados”, diz Christian Collazo. “Não teríamos a qualidade de que precisamos para migrar nosso trabalho gráfico para o formato digital.”

Aumentar a sustentabilidade agregando mais valor aos clientes
Os clientes da Collazo Group recebem vantagens adicionais com a introdução dessa tecnologia jato de tinta de passagem única que é líder no setor de embalagens de papelão ondulado. Considerando que a maior parte do trabalho da Collazo Group é feita para clientes que residem em Porto Rico, a economia oferecida pela flexografia analógica e laminação litográfica pode exigir quantidades mínimas de pedido que são caras e estão muito acima das necessidades reais desses clientes. Em particular, o desperdício é um desafio grande, visto que o preparo analógico representa uma porcentagem significativa de um trabalho de tiragem média tradicional.

Além disso, a conversão analógica de papelão ondulado exige a importação e o armazenamento de grandes quantidades de rolos de papelão ondulado de face única. Inevitavelmente, considerando o clima úmido de Porto Rico, isso resulta em altas taxas de deterioração de materiais devido a longos períodos de armazenamento. De acordo com Collazo, a linha de produção da EFI Nozomi, que oferece mais sustentabilidade e menor estoque, “será outra economia de custos para nossos clientes, já que não precisaremos mais contabilizar todo esse desperdício em nossos preços.”

A Collazo Group ainda utiliza seu equipamento de laminação litográfica para produções ocasionais que exigem uma quantidade superior a 100.000. Dito isso, os executivos da empresa esperam que alguns trabalhos de maior quantidade sejam migrados para o formato digital assim que os clientes atuais e em potencial notarem as diversas vantagens de criação de versões que essa nova impressora possui.

“Por se tratar de um processo de impressão digital e estarmos produzindo sob demanda na maior parte do tempo, nossos clientes podem alterar seus gráficos facilmente de acordo com a sazonalidade, as promoções etc.”, explicou Christian Collazo. “É uma grande vantagem que ninguém mais na ilha tem. Quando explico esse processo para novos clientes em potencial, quase sempre marco uma reunião com eles!”

Recursos de produção digital de papelão ondulado líderes do setor
Projetado para oferecer uma produtividade superior e um tempo de operação confiável, a EFI Nozomi C18000 Plus oferece desempenho consistente e de alta qualidade com menos interrupções. Ela utiliza o conhecimento comprovado da EFI sobre imagens LED UV de alta produtividade e tecnologias de caminho de placa de última geração, como um sistema patenteado de mesa de vácuo que elimina as deformidades. A impressora grande de 1,8 m (71 polegadas) de largura também conta com um sistema de inspeção avançado para ajudar os usuários a monitorar a qualidade e identificar rapidamente problemas nos bicos injetores de tinta ou outros defeitos.
Operando a velocidades de até 75 metros (246 pés) lineares por minuto e produzindo até 10.000 placas de 890x890 mm (35x35 polegadas) por hora, a impressora também apresenta opções de revestimento avançadas, incluindo um revestidor anilox de troca rápida para melhorar o desempenho.
A versão mais recente do servidor blade de front-end digital EFI Fiery® NZ 1000, que é usado para acionar a impressora, realiza até mesmo os trabalhos mais complexos e ricos em dados, cumprindo as velocidades definidas pelas impressoras, e até mesmo as superando. Além disso, ela conta com recursos excepcionais de gerenciamento de cores, o Smart Ink Estimator para ter um controle mais preciso de custo de tinta e uma integração com o avançado conjunto de ferramentas de gerenciamento e inteligência de negócios na nuvem do EFI IQ™.
“Estamos felizes de poder trabalhar com a Collazo Group para trazer esses novos recursos para Porto Rico”, disse Evandro Matteucci, vice-presidente do setor de Embalagens e Materiais de construção da EFI Inkjet. “Mesmo antes da instalação deste mês, a empresa já tinha serviços de clientes programados para sua impressora Nozomi C18000 Plus, então esperamos que os volumes cresçam rapidamente. A Collazo Group pode ser um exemplo importante do que a indústria de conversão de papelão ondulado ganha com a transição para uma solução jato de tinta de passagem única mais eficiente, mais sustentável, de qualidade premium e comprovada.”

Para obter mais informações sobre as soluções da EFI Nozomi para produção de embalagens de papelão ondulado de altíssima velocidade, acesse nozomi.efi.com.

 
Sobre a EFI
A EFI™ é uma empresa de tecnologia mundial que lidera a transformação global da impressão analógica para digital. Entendemos que nossos clientes querem contar com tecnologias inovadoras para guiá-los pela jornada digital. Por isso gostamos tanto de promover a expansão dos negócios com um portfólio escalável de produtos, soluções, serviços, suporte e parcerias de ponta para a fabricação de sinalização, embalagens, têxteis, revestimentos cerâmicos, materiais de construção, impressão comercial e personalização documentos com uma ampla variedade de impressoras, tintas, front-ends digitais e software de fluxo de trabalho. Eles trabalham juntos para aumentar os lucros, cortar custos, melhorar a produtividade e otimizar a eficiência – trabalho após trabalho, ano após ano. Estamos comprometidos com o sucesso dos nossos clientes. E acreditamos realmente que temos as pessoas, a tecnologia e a experiência certas para ajudá-los a alcançar seus objetivos de negócios. (www.efi.com)

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »