MENU

08/11/2022 às 12h27min - Atualizada em 14/11/2022 às 00h06min

ACNB avalia animais jovens e fêmeas com ótima cobertura de gordura na 15ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022

ACNB avalia animais jovens e fêmeas com ótima cobertura de gordura na 15ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022

SALA DA NOTÍCIA Graziele Oliveira
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) avaliou 1.002 animais Nelore na 15ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022, promovida em conjunto com a Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN). Realizada no dia 25 de outubro, a etapa de Lins (SP) contou com a participação de dez pecuaristas, que levaram animais de destaque em peso, além de fêmeas com boa cobertura de gordura. A 24ª edição do maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“Tivemos a participação de 832 machos não castrados e 170 fêmeas. Todos foram terminados em confinamento. Entre os machos, 96% apresentou até quatro dentes incisivos permanentes – menos de 3 anos de idade -, sendo que 78% possuía até dois dentes – menos de 2 anos. Por fim, 86% pesou mais de 18 arrobas, elevando a média dos machos para 21 arrobas”, informa André Locateli, gerente executivo da ACNB.
O gerente completa informando que “todas as fêmeas, sem exceção, pesaram mais de 14 arrobas, o que elevou a média para 19,2 arrobas. Em 98% dos casos, as fêmeas apresentaram cobertura gordura mediana ou uniforme e em 69% das avaliações, elas possuíam até dois dentes.”
Melhor Lote de Carcaças de Machos
A Medalha de Ouro do campeonato de machos foi recebida por Paulo Henrique Marcondes Cesar, da Fazenda São Clemente, que fica em São José dos Campos (SP). Neusa Aparecida Monteira Renesto, do Confinamento Ômega, da cidade interiorana de Pongaí (SP), recebeu a Medalha de Prata pela segunda colocação. A terceira posição foi preenchida por André Luiz Perrone dos Reis, do Confinamento Monte Alegre, de Barretos (SP).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
Paulo Cesar Zanelatti, da Fazenda Palmeiras, de Marília (SP), conquistou Medalha de Ouro pela melhor apresentação de carcaças de fêmeas. A Medalha de Prata foi destinada a José Odemir Spaggiari, da Estância Santo Heitor, de Sales de Oliveira (SP).
O grande destaque neste campeonato foi que ambos os criatórios conquistaram a Medalha Ouro Branco, que é destinada a todos os lotes de fêmeas de até quatro dentes e machos castrados de até dois dentes, com gordura mediana acima e peso de 16 a 25 arrobas.
Carcaças reconhecidas com a Medalha Ouro Branco passam pela coleta de uma amostra de suas carnes, para a realização de análises laboratoriais e para a reunião de informações sobre a qualidade da carne dos animais da raça Nelore, principalmente nas características sensoriais.
Calendário nacional
As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:
·     08 de novembro – Friboi - Anastácio (MS)
·     10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
·     16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
·     17 de novembro – Friboi - Itapetinga (BA)
·     18 de novembro – Friboi - Tucumã (PA)
·     18 de novembro – Frisa - Teixeira de Freitas (BA)
·     22 de novembro – Friboi - Andradina (SP)
·     24 de novembro – Friboi – Unid. II - Campo Grande (MS)
·     25 de novembro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)
·     05 de dezembro – Masterboi – Canhotinho (PE)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »