MENU

11/11/2022 às 14h14min - Atualizada em 14/11/2022 às 00h03min

Festival de Bandas irá se apresentar com integrantes do projeto “Um Toque de Cidadania”

Evento ocorrerá no Centro Esportivo Pita em comemoração ao Dia do Músico

SALA DA NOTÍCIA Misael Mainetti
Divulgação
Em comemoração ao dia do músico, celebrado no dia 22 de novembro, a Afaban - Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista, de Cubatão promove o Festival de Bandas do Projeto “Um Toque de Cidadania”.

Ao todo, representantes das nove UMEs (Unidade Municipal de Ensino) irão se apresentar como: Padre José de Anchieta, Maria do Rosário, Dr. Luiz Pieruzzi Netto, Ulysses Guimarães, Rui Barbosa, Padre Manoel da Nóbrega, João Ramalho, Mário de Oliveira Moreira e a Usina Henry Borden.

Desenvolvido há mais de 15 anos pela UME Padre José de Anchieta, o projeto expandiu para outras escolas. O objetivo é ensinar aos jovens a tocarem instrumentos musicais, sempre no contraturno do horário das aulas. Atualmente, cerca de 500 alunos da rede municipal participam da iniciativa, com aulas de música, dança e coreografia, além de obter conhecimentos sobre diversos instrumentos musicais.

"A proposta da AFABAN é formar novos cidadãos através da música, tão importante na vida deles desde pequenos. Despertamos esse interesse e ofertamos apoio com instrumentos e vestimentas, assim eles têm a real noção do quanto este aprendizado fará a diferença em sua vida", avalia o presidente da Associação Luiz Carlos de Araújo.

Para a realização do festival, a Prefeitura Municipal de Cubatão forneceu os equipamentos necessários, a partir de emenda impositiva no valor de R$ 137 mil reais, como botas para o corpo musical e a linha de frente, além de quepe (chapéu) no estilo militar. Ao todo cerca de 500 jovens estarão participando do festival.

O festival será realizado no Centro Esportivo Pita (Rua Arlindo Leandro – N°13 – Vila Nova) no próximo dia 20, às 15h e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Sobre o Dia do Músico
O Dia do Músico é celebrado em 22 de novembro em homenagem à figura de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos, de acordo com a tradição Católica. Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. A jovem costumava participar das missas do Papa Urbano I e era uma cristã bastante devota.

Notícias Relacionadas »
Comentários »