MENU

09/11/2022 às 18h40min - Atualizada em 10/11/2022 às 00h05min

Dassault Systèmes responde desafio de sustentabilidade e uso inteligente de água nas indústrias e cidades através de Gêmeos Virtuais

Com plataforma 3DEXPERIENCE é possível impulsionar ações sustentáveis através da tecnologia

SALA DA NOTÍCIA Dassault Systèmes

A água alimenta a economia global e é essencial para a fabricação, produção de energia e muito mais. No entanto, apesar de cobrir quase sete décimos da Terra, apenas 1% de todo o volume de água em nosso planeta está prontamente disponível para uso humano em residências, fazendas ou indústrias – e grande parte desse total ainda está sendo desperdiçado.

Como as mudanças climáticas contribuem para aumentar a escassez de nossos recursos naturais, encontrar formas mais eficientes de consumir água é uma tarefa urgente. Para responder a esses desafios, a plataforma 3DEXPERIENCE, da Dassault Systèmes, oferece recursos dedicados a simplificar o caminho para empresas, governos e sociedade reformularem seus processos e otimizarem o consumo de água.

Com a plataforma 3DEXPERIENCE, as empresas podem criar Gêmeos Virtuais de suas instalações, criando réplicas virtuais completas preparadas para simular todos os aspectos e características específicas de seus projetos, plantas, tubulações, sistemas de irrigação e muito mais. De forma prática, um Gêmeo Virtual é uma representação computadorizada em tempo real de um produto, processo ou sistema, que pode ser tão simples quanto uma garrafa plástica ou tão complexo quanto uma cidade inteira. As simulações são executadas neste modelo 3D que representa a forma, dimensões e propriedades de um produto, processo ou sistema para explorar como eles se comportarão quando montados, operados ou submetidos a uma série de eventos. Esses modelos baseados em software podem mostrar como a água tem sido usada e como ela pode ser usada de maneira muito mais eficiente e preservada para as novas gerações.

Por meio de análise de dados, Inteligência Artificial, modelagem 3D e recursos de visualização em tempo real, os Gêmeos Virtuais permitem rastrear a pegada hídrica de produtos e serviços desde o projeto até a fabricação, bem como as implicações no fim da vida útil de cada produto. Significa uma opção para avaliar detalhadamente a chamada “água virtual”, que é a quantidade de água necessária para o processo de produção.

Os Gêmeos Virtuais permitem reduzir custos, melhorar a quantificação do consumo e até analisar possíveis pontos de melhoria, que otimizam a realidade de fábricas e fazendas, por exemplo. Em última análise, esse benefício é repassado aos consumidores, pois as empresas podem oferecer bens e serviços projetados, fabricados e transportados usando menos água.

A vontade da Dassault Systèmes de fazer parte da resposta de como enfrentar o desafio mundial do consumo de água vai além de fornecer conhecimento de ponta por meio de sua plataforma 3DEXPERIENCE para permitir que a indústria consuma de maneira mais inteligente e proteja o recurso mais precioso do mundo. Há alguns meses, a empresa apresentou a iniciativa Água para a Vida; uma campanha com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os desafios sociais e ambientais de hoje, inspirar as pessoas a usar o mundo virtual para obter insights mais profundos sobre esses desafios e impulsionar inovações sustentáveis ​​para um futuro melhor.

Esse compromisso em melhorar a conscientização mundial sobre os desafios sustentáveis ​​também é visível no 3DEXPERIENCE Edu, programas de educação da Dassault Systèmes em todo o mundo, disponíveis para 5 milhões de estudantes e profissionais por ano.

Para obter mais informações, visite https://www.3ds.com/progress-is-human/water-and-consumption.


Notícias Relacionadas »
Comentários »