MENU

01/11/2022 às 10h50min - Atualizada em 06/11/2022 às 00h06min

Machos e fêmeas Nelore foram avaliados na 9ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022, em Diamantino (MT)

Machos e fêmeas Nelore foram avaliados na 9ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022, em Diamantino (MT)

SALA DA NOTÍCIA Graziele Oliveira
Mais uma etapa do maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo foi finalizada. Com grande sucesso, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) foram ao frigorífico Friboi de Diamantino (MT), nos dias 05 e 06 de outubro e avaliaram 931 fêmeas e 676 machos não castrados, totalizando a participação de 1.607 animais, levados por 9 pecuaristas. O Circuito Nelore de Qualidade 2022 tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“O principal destaque da etapa de Diamantino (MT) foi, sem dúvida, as avaliações de animais com ótimo acabamento de carcaça. Também pudemos avaliar tecnicamente um gado jovem e pesado”, conta André Locateli, gerente executivo da ACNB.
98% dos machos pesou mais de 18 arrobas – elevando a média para 22,4 arrobas. Dos 676 animais avaliados, 84% detinha cobertura de gordura mediana. Por fim, 68% deles apresentou até dois dentes incisivos permanentes – cerca de dois anos de idade.
Já entre as fêmeas, 99% apresentou cobertura de gordura mediana. Pesaram mais de 14 arrobas 95% delas – levando a média a 16,3 arrobas. Das 931 avaliadas, 67% possuía até dois dentes incisivos permanentes.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Denise Conceição Zottis Boscoli, da Fazenda Bragança, de Lucas do Rio Verde (MT), foi premiada com a Medalha de Ouro. Sérgio Surdi, da Fazenda Canaã, de Nova Ubiratã (MT), e Marcelo Alcântara Queiroz, da Fazenda Guimarães, de Lucas do Rio Verde (MT), receberam as medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
O campeonato de fêmeas teve a Fazenda Perdizes Empreendimentos Agrícolas, de Porto dos Gaúchos (MT), na primeira posição. De propriedade da SLC Agrícola, a Fazenda Paiaguás I, de Diamantino (MT), ficou com a Medalha de Prata. Enquanto que a Medalha de Bronze foi entregue para Rafael Gustinelli Danelon, da Fazenda Nossa Senhora Auxiliadora, localizada em Sorriso (MT) – que também recebeu a Medalha Ouro Branco.
A Medalha Ouro Branco é destinada a todos os lotes de fêmeas de até quatro dentes e machos castrados de até dois dentes, com gordura mediana acima e peso de 16 a 25 arrobas.
Marcos de Andrade Marinho, zootecnista e coordenador de produção da Fazenda Perdizes, destaca a participação do criatório na etapa. “É uma grande satisfação participar da iniciativa da ACNB. Há pouco mais de três anos, foi iniciado um projeto de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) buscando mais sustentabilidade para o negócio. Fruto disso foram as nossas vitórias nessa etapa realizada em Mato Grosso, mostrando que nossa busca pela produção de um animal que apresente uma carne de qualidade superior ao consumidor final, está dando resultados”.
Calendário nacional
As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:
·     03 de novembro – Fribal – Imperatriz (MA)
·     07 de novembro – Friboi – São Miguel do Guaporé (RO)
·     08 de novembro – Friboi - Anastácio (MS)
·     10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
·     16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
·     17 de novembro – Friboi - Itapetinga (BA)
·     18 de novembro – Friboi - Tucumã (PA)
·     18 de novembro – Frisa - Teixeira de Freitas (BA)
·     22 de novembro – Friboi - Andradina (SP)
·     24 de novembro – Friboi – Unid. II - Campo Grande (MS)
·     25 de novembro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)
·     05 de dezembro – Masterboi – Canhotinho (PE)
 
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »