MENU

31/10/2022 às 16h51min - Atualizada em 03/11/2022 às 00h05min

Grupo LAMON consolida parceria estratégica com CIGAM

ERP CIGAM apoia há mais de 10 anos o crescimento das empresas do grupo mineiro, especializadas em instrumentação na área de Vazão, Nível, Pressão e Pesquisa de Vazamentos

SALA DA NOTÍCIA Capital Informação
CIGAM
Divulgação
Fundadas em Minas Gerais, a Lamon em 1977 e a Isoil Lamon em 2011, adotaram o ERP CIGAM em 2011. Mais de uma década depois, as empresas operam em 02 galpões, ocupando espaço de 1800 m2 dotados de infraestrutura física moderna e automação de processos. Com faturamento estimado para 2022 em torno de R$ 25 milhões, o grupo possui CAGR (Compound Annual Growth Rate, ou taxa de crescimento anual composto), de 30% nos últimos 5 anos, apoiado pelo sistema de gestão. Hoje, os principais clientes do grupo são empresas públicas e privadas de saneamento municipais e estaduais.
No início da parceria, o Grupo Lamon utilizava somente o controle financeiro e, aos poucos, foi expandindo a usabilidade da plataforma, ativando novos módulos e atualizando seus sistemas junto com a evolução do próprio ERP. Atualmente, as empresas do Grupo contam com a versão CIGAM 11, atendendo a 06 usuários no portal do CIGAM Inova. Estão em uso os módulos Gestão Financeira, Vendas CRM, Faturamento e Pedidos, Gestão de Materiais, Configurador de Produto, Suprimentos e Compras, Escrita Fiscal, Contabilidade, Gestão de Serviços, Engenharia, Planejamento de Materiais, Controle de Produção.
Do analógico ao digital
No cenário anterior, a Lamon não dispunha de ferramentas de automação. A gestão era feita de forma manual, com planilhas e outros recursos analógicos, e os gestores entenderam que informatizar rotinas operacionais seria uma alavanca de crescimento. Segundo Vera Lúcia Lamon, sócia/proprietária, dos quatro ERPs que foram avaliados na ocasião, o CIGAM era o que melhor atendia até as demandas mais específicas, sem a necessidade de grandes customizações.
Vera Lúcia relata que a implantação e a implementação não causaram impactos na operação e que, gradativamente, foram notados progressos com ganho de produtividade, sistematização dos fluxos de trabalho e automação das rotinas de cálculos. Dessa forma, os configuradores de produtos, bem como o controle do fluxo de caixa e das regras fiscais em tempo real, ajudaram a otimizar as emissões das Notas Fiscais, em especial as de importação.

Treinamento e atualização dos usuários
Outra vantagem destacada pela empresária é a interface amigável do sistema. “Na fase de implantação e implementação, foram elaboradas instruções de trabalho internas para facilitar as rotinas de treinamentos de novos colaboradores. Para atualizações dos usuários, quando necessário, utilizamos os treinamentos pelo programa EAD da Universidade CIGAM”, explica.
A sócia/ proprietária da Isoil Lamon afirma que quase 12 anos depois, o ERP CIGAM continua atendendo a realidade da empresa como sistema nativo, entregando o total controle da operação. Acrescenta que as áreas Contábil, Financeira, Fiscal e Gestão de Materiais, com agilidade e segurança na execução das rotinas, são especialmente beneficiadas com o ERP.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »