MENU

16/09/2022 às 15h15min - Atualizada em 19/09/2022 às 00h00min

Projeto do Ânima Lab Hub e IBMR forma jovens de comunidades na área de tecnologia

Solenidade acontece neste sábado, no IBMR Barra

SALA DA NOTÍCIA Marcella Carvalho
Samara Leal, gestora do projeto
Divulgação
Formação de jovens de comunidades nas áreas mais promissoras do futuro. Esse é o objetivo do Favela Tech IBMR, que certifica neste sábado, 17 de setembro, 24 jovens, entre 15 e 24 anos do Morro da Providência, Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. A solenidade acontecerá no Centro Universitário IBMR, Barra da Tijuca. As aulas foram ministradas pelos alunos do IBMR, orientados pelos professores do Centro Universitário. O curso faz uma introdução do assunto e permite uma aproximação dos jovens à área de TI, como possibilidade de formação profissional. O projeto é um esforço conjunto de Ânima Lab Hub, Centro Universitário IBMR, Gerando Falcões, do Favela 3D, e do Instituto Entre o Céu e a Favela.

Ao longo da experiência, os alunos foram instruídos quanto à inclusão digital, ao desenvolvimento do raciocínio lógico e computacional, à programação e ao desenvolvimento de jogos e aplicativos. Samara Leal, gestora do Ânima Lab Hub, conta sobre a metodologia de ensino. “Com ferramentas lúdicas, didáticas e de forma mais leve, os jovens puderam ter acesso a informações básicas de uma das áreas mais promissoras da atualidade”.  O curso, de acordo com Leal, faz uma conexão do mundo universitário e o mercado de trabalho, além de trabalhar soft skills, como comunicação, desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe, resolução de problemas, entre outros aspectos. “A prática do ensino também foi um aprendizado para os alunos do curso de Tecnologia do IBMR, que puderam trabalhar o diálogo, a empatia e a oratória”, informa Samara.  
A gestora conta que a equipe já tem bons feedbacks dessa primeira experiência. Uma das alunas do curso, Bruna, já está empregada como jovem aprendiz na área de TI. Ao fim da jornada, os alunos que mais se destacaram serão reconhecidos pela equipe de ensino. 

Sobre o IBMR 

Com o propósito de transformar vidas promovendo o saber e a empregabilidade, o Centro Universitário IBMR está entre os três melhores centros universitários privados do estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Os campi estão localizados na Barra, Botafogo e Catete. São 53 anos de tradição em ensino superior oferecendo mais de 60 opções de cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial, EaD e Live, além de pós-graduação lato sensu e extensão.

As melhores práticas acadêmicas já renderam ao Centro Universitário IBMR o 1º lugar na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em Biomedicina e Fisioterapia, entre as escolas privadas do Rio de Janeiro. A Clínica-escola é referência em ações de responsabilidade social, bem-estar e cuidados de saúde. Os alunos realizam, sob supervisão de profissionais da área, atendimentos humanizados, personalizados e gratuitos em instalações modernas e confortáveis. A instituição preza em oferecer um ensino acessível, próximo e completo baseado em seus pilares de empregabilidade, infraestrutura completa, proximidade e acessibilidade.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 394 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. 

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.  
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »