MENU

29/07/2022 às 18h36min - Atualizada em 31/07/2022 às 00h02min

CEO da BBF detalha trajetória de pioneirismo em desenvolvimento sustentável da região Norte em livro

Milton Steagall relata como iniciou a jornada de transformação da matriz energética da região Amazônica.

SALA DA NOTÍCIA BBF
Milton Steagall, CEO da Brasil BioFuels (BBF), empresa brasileira que atua no agronegócio sustentável, desde o cultivo da palma, trading, produção de biocombustíveis e geração de energia renovável, compartilha sua história na oitava edição da série de livros “Histórias de Sucesso”, pela editora Global Partners, juntamente com outros autores. Em capítulo assinado por ele, Steagall compartilha o propósito que o levou a criar um modelo de negócios verticalizado que viabiliza mais de 6 mil empregos e promove o desenvolvimento sustentável no Norte do País.

O executivo, junto com outros acionistas individuais, fundou a BBF em 2008, com o objetivo de mudar a matriz energética na região Amazônica e fomentar oportunidades na região, criando empregos, gerando renda e oferecendo soluções energéticas sustentáveis para a população nortista, substituindo, principalmente, o uso de óleo diesel fóssil por biodiesel. “Investi, lutei, resisti e reduzimos o custo da energia elétrica para a população a partir de uma matriz sustentável e limpa. Este é o meu maior caso de sucesso profissional”, narra Steagall.

Com o passar dos anos, foi possível estender a atuação da BBF para uma missão ainda maior: a de contribuir para a transição energética do País, desenvolvendo novos biocombustíveis renováveis, como o Combustível de Aviação Sustentável (SAF) para a aviação que será disponível a partir de 2025 no mercado brasileiro, e se consolidando como a maior produtora de óleo de palma da América Latina. “Quando comecei, vi que tinha lógica optar pela energia renovável, e hoje sei o quanto é importante se reavaliar com o curso da vida. Tudo o que fazemos nos dá experiência e são estas vivências e percepções que vão nos tornando profissionais mais completos e com visão muito mais abrangente”, conclui.

O lançamento do livro, com a presença dos demais autores, acontecerá no dia 3 de agosto, na Livraria Cultura no Conjunto Nacional, a partir das 18h30.


Sobre a BBF

A Brasil BioFuels (BBF) é a maior produtora de palma de óleo na América Latina, com área cultivada superior a 68 mil hectares e produção de cerca de 200 mil toneladas/ano óleo e uma das pioneiras na criação de soluções sustentáveis para a geração de energia nos sistemas isolados: usinas movidas a biodiesel produzido na região. Sua atividade agrícola recupera áreas que foram degradadas até 2007 na Amazônia, seguindo o Zoneamento Agroecológico da Cultura da Palma de Óleo (ZAE), aprovado pelo Decreto 7.172, de 7 de maio de 2010.

 A BBF criou um modelo de negócios integrado em que atua do início ao fim da cadeia de valor - desde o plantio da palma, extração do óleo bruto e produção de bicombustíveis, até a geração de energia – com ativos totalizando cerca de R$ 1,5 bilhão e atividades gerando mais de 6 mil empregos na região do Norte do Brasil. As operações da BBF estão situadas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, compreendendo 38 usinas termelétricas (24 em operação e 14 em implementação), 3 unidades de esmagamento de palma de óleo, 1 unidade de esmagamento de soja e 1 indústria de biodiesel.

A empresa está expandindo sua oferta de biocombustíveis e firmou parcerias para produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e de Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO), também chamado de diesel verde. Os novos combustíveis sustentáveis serão produzidos na primeira Biorefinaria desse tipo no país, em fase de construção na Zona Franca de Manaus, prevista para início de o
Notícias Relacionadas »
Comentários »