23/06/2022 às 17h00min - Atualizada em 24/06/2022 às 00h01min
História de Kizua, menino africano raptado e levado a um navio negreiro, é contada no livro Quimera, lançado pela Palavras Projetos Editoriais
Obra, escrita por Celeste Baumann, com ilustrações de Lily Carroll, foi aprovada no PNLD Literário para Ensino Médio
SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Uma criança de nove anos, Kizua, é levada à força de sua comunidade, no interior da África, por traficantes de escravizados e, junto a seus pais, vai parar em um navio negreiro. Em síntese, essa é a premissa de Quimera, livro escrito por Celeste Baumann com ilustrações de Lily Carroll, que ganha nova edição pela Palavras Projetos Editoriais.
A obra, publicada inicialmente a partir de um financiamento coletivo, é mais um dos títulos da Palavras Projetos Editoriais aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), voltado a professores e estudantes do Ensino Médio.
Narrado em segunda pessoa, o livro difere dos demais por fazer o leitor mergulhar na história de Kizua, sentar-se mesmo ao lado desse personagem para vivenciar o cruel tráfico de pessoas escravizadas, que marca a formação do Brasil e dos brasileiros e possui fortes reflexos na sociedade até hoje.
Esse recurso, que lembra conversas orais, coloca o leitor em um lugar especial e dá a sensação de interlocução direta, como se o leitor fosse o próprio Kizua ouvindo essa voz onisciente e onipresente.
A história de Quimera começou no final de 2013, quando a autora Celeste Baumann, que escrevia contos há anos, recebeu a encomenda de um colega de graduação em História na Unifesp para compor uma peça musical, baseada em uma narrativa, para um concurso. Embora o projeto não tenha se concretizado, assim começou a história de Kizua e sua Quimera.
“A crueldade desse comércio de almas não era novidade, principalmente para uma estudante no quarto ano de graduação em História. Mas é impossível ler sobre esse passado, fechar os livros e seguir a vida como se nada tivesse acontecido. A gente quer contar ao mundo sobre a injustiça, alertar a todos desse terror na trajetória da humanidade”, comenta Celeste.
Lily Carroll, ilustradora de Quimera, entrou no projeto para produzir uma animação que acompanhasse a música composta. “Quimera levou mais de seis anos para ser concluído. A cada nova ilustração é possível notar a diferença do traço e os vários diálogos com outros artistas”, comenta Lily.
Vale ressaltar que no site da Palavras Projetos Editoriais estão disponíveis materiais de apoio ao trabalho em sala de aula, vídeos sobre o livro, temas abordados, além de correlações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Serviço
Título: Quimera
Autora: Celeste Baumann
Ilustradora: Lily Carroll
Páginas: 56
Dimensões (cm): 27 X 20,5 ISBN: 978-65-88629-58-1
Valor: 41,50
Mais informações: https://www.palavraseducacao.com.br/quimera
Palavras Projetos Editoriais
Site: www.palavraseducacao.com.br