MENU

17/06/2022 às 15h55min - Atualizada em 19/06/2022 às 00h01min

TIM leva 5G para conferência de ciência e negócios da USP

• Participação da empresa na SciBiz, maior conferência de inovação da América Latina, também foca na atração de talentos e reforço da marca empregadora.

SALA DA NOTÍCIA TIM Brasil
De 20 a 24 de junho, a TIM marca presença na quinta edição do Science Meets Business (SciBiz), evento promovido pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), em parceria com o Inova.USP (Centro de Inovação da Universidade de São Paulo).  A operadora promoverá uma série de palestras sobre os principais assuntos relacionados a inovação, mostrando o que está fazendo para se tornar a maior empresa de telecomunicações da próxima geração, com foco em ações de transformação digital, destacando sua liderança em conectividade 4G e pioneirismo em 5G, com uma demonstração inédita da nova tecnologia relacionada à saúde.

A TIM leva para o evento uma cobertura 5G, na frequência 3,5GHz, usando licença científica aprovada pela Anatel, que permitirá demonstrar o potencial de aplicação da nova tecnologia. Pela primeira vez no Brasil, TIM e Ericsson habilitarão uma experiência inovadora de ensino à distância com aplicação de Realidade Virtual. A aula, voltada para o campo da Saúde (medicina, enfermagem, biotecnologia), usa a conectividade 5G e os recursos 3D para fazer uma realista e absolutamente precisa dos órgãos do corpo humano, permitindo aos alunos interação em tempo real mesmo estando fisicamente em outra localidade.

Para Renato Ciuchini, VP de Novos Negócios e Inovação da TIM Brasil, o investimento no SciBiz 2022 faz parte da estratégia de reforçar a inovação da marca e trocar conhecimento com o ambiente acadêmico de tecnologia e de startups: “a TIM tem um histórico de pioneirismo no desenvolvimento de soluções para o mercado de telecomunicações, e este trabalho inclui acompanhar de perto startups e empresas de tecnologia. Temos inovação em nosso DNA e acreditamos na capacidade das iniciativas brasileiras, na importância do empreendedorismo e no papel fundamental do ensino superior. Queremos estar à frente dos principais movimentos que habilitam a transformação digital no Brasil”.

“A TIM demonstra, com essa iniciativa, o papel fundamental que desempenha na viabilização da transformação digital, e é uma honra para a Ericsson poder apoiar essa jornada de evolução tecnológica. Muito já se falou sobre o 5G como uma plataforma de inovação que mudará os modelos de negócios em diferentes setores econômicos e transformará a experiência dos usuários finais. A Ericsson tem sido essencial e protagonista na criação de casos de uso transformacionais que demonstram todo esse potencial do 5G. Nessa demonstração que estamos levando para a SciBiz juntamente com a TIM, é possível experimentar efeitos reais da nova tecnologia. O 5G democratizará a educação, habilitará experiências muito mais interativas e envolventes, e permitirá diminuir a exclusão digital. E, através da tecnologia FWA (Acesso Fixo Sem Fio), levará internet móvel acessível para áreas com pouca conectividade”, explica Luiz Antonio Tavares, Vice-presidente de Negócios da Ericsson no Brasil”. 

Na programação de palestras, a TIM participará de um Painel 5G, mostrando as transformações que essa tecnologia de quinta geração vai proporcionar na forma como fazemos negócios, e também vai protagonizar o painel que vai contar a Jornada para Cloud, já que a TIM foi a primeira operadora a migrar para um ambiente multicloud. Apresentado pela CIO da TIM, Auana Mattar, o painel contará também com executivos convidados da Microsoft, Oracle e Google Cloud, empresas parceiras na implementação do projeto de 100% de virtualização e digitalização da operadora. A agenda de palestras conta também com uma programação de “Small Talks”, de cerca de 30 minutos cada, na Arena TIM, espaço de convivência e interação, que receberá uma programação variada: executivos e profissionais da empresa falando sobre temas de Tecnologia, Negócios, Diversidade e Inclusão, Inovação e Cibersegurança, entre outros assuntos.

Cibersegurança também é destaque no primeiro Desafio para startups lançado pela operadora. A proposta é buscar soluções relacionadas a segurança cibernética para dispositivos e aplicações de IoT. As inscrições estão abertas, com mais informações no site do evento, e a startup selecionada terá a oportunidade de avaliar seu projeto-piloto com a TIM.

Além de receber a programação de “Small Talks”, visitantes poderão conhecer e ter acesso a oportunidades de carreira na operadora na Arena TIM. A iniciativa faz parte da estratégia da empresa de estar mais próxima do ecossistema acadêmico e de inovação, com foco na atração de talentos. A página de vagas no LinkedIn (https://www.linkedin.com/company/timbrasil/jobs/) e a página de Carreiras (https://www.tim.com.br/sobre-a-tim/carreira) no site terão conteúdo diferenciado e curadoria de vagas para a feira.  


SERVIÇO
Science Meets Business – SciBiz 2022
20 a 24 de junho
Universidade de São Paulo - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Auditório CDI
Arena TIM – terceiro andar, em frente à Plenária / espaço principal de conferências
https://scibizconference.com/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »