MENU

30/05/2022 às 19h27min - Atualizada em 30/05/2022 às 19h27min

CEIRI e URE de Imperatriz realizam Ciclo Formativo de Educação

Com temática anti-racista, o momento formativo teve a curadoria da Profa Ednéia Gonçalves, coordenadora executiva do “Ação Educativa”

Da Redação
ASCOM/UREI
Foto: Divulgação
 
Aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de maio um Ciclo Formativo realizado pela organização Ação Educativa e a Coordenação de Educação para Igualdade Racial da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (CEIRI/UREI)  em parceria com a SUPMODE -SEDUC/MA e o INSTITUTO UNIBANCO. 

Como temáticas trabalhadas nos três dias de Ciclo, tivermos “Educação para as Relações Raciais e Educação Antirracista ( Lei 10.639 /2003)” e “Aplicação dos Indiques Relações Raciais na Escola.”

As atividades estiveram sob coordenação da Professora e socióloga Ednéia Gonçalves, que faz parte da Coordenação Executiva da organização “Ação Educativa”, entidade dos Direitos Humanos que fez sua história conectando a educação com a cultura entre os jovens. 

“A educação que enfrenta as discriminações de frente e coloca a possibilidade multicultural no processo educativo, construindo uma aprendizagem para a igualdade, também é um forma de se perceber e ensinar povoada de  uma amorosidade democrática e de conhecimentos  das diferentes matrizes no Brasil. Educação de qualidade é aquela que rompe com as discriminações”, ponderou a Profa Edinéia. 

Questionada sobre quais outras iniciativas poderiam ser aplicadas nas Escolas para se evitar o racismo e os preconceitos no dia a dia, Profa Ednéia  afirma que temos que lembrar que existe uma Legislação que completa quase vinte anos de existência e que precisa ser levada a sério no ambiente escolar. 

“A lei mudou a LDB, trazendo a necessidade de se estudar a cultura africana e afro brasileira dentro das escolas e isso passa por enfrentar intolerância religiosa, discriminações e que precisamos mexer no currículo, para ajustá-lo as transformações para que  toda a comunidade escolar esteja inserida”, finalizou a Profa Ednéia. 

O Ciclo formativo aconteceu no auditório da Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa e recebeu representantes e professores de diversas unidades escolares, divididos em quatro blocos, onde a cada dia reunia-se um bloco diferente. 

A Diretora de Educação da UREI, Profa Suelly Leal esteve presente em um dos blocos e constatou a importância deste Ciclo Formativo  para luta anti- racista e a Educação para as relações étnico raciais. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »