Legado, responsabilidade, prazer, herança. Dessa forma, o colecionador Leo Steinbruch define os cerca de 300 automóveis que compõem a coleção Automóveis no Brasil, criada por seu irmão, Fábio Steinbruch. Parte desse tesouro será exibida no 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), que acontece de 21 a 24 de abril em Águas de Lindoia. Modelos de Alfa Romeo poderão ser conferidos em um dos espaços da maior mostra de veículos do Brasil, em homenagem a Fábio.
O colecionador explica, em um vídeo criado para o evento, que não faz sentido uma coleção de objetos de arte, design vivo, se não puder ser compartilhada com os outros. Ele herdou a coleção depois que seu irmão Fábio morreu em um acidente de motocicleta em 2012, e manteve a missão de cuidar desse legado.
Leo comenta que o universo de carros antigos trouxe coisas importantes na minha relação com o irmão. Ele lembrou que Fábio tinha uma relação muito próxima com Lindoia, chegou a pensar em construir um museu na cidade porque gostava muito de Lindoia. Como o município abriga a principal exposição do Brasil, a coleção Automóveis no Brasil está participando do evento e vai oferecer troféus a colecionadores do Encontro Brasileiro de Autos Antigos.
O troféu será representado por uma grade de um JK., o carro preferido de Fábio, segundo Leo. Ele explicou que haverá na mostra um local, o Lounge Automóveis no Brasil, onde os colecionadores poderão se reunir. Em frente ao lounge estará o espaço com modelos de Alfa Romeo da coleção. O colecionador disse que escolheu os automóveis mais significativos.
Segundo Leo Steinbruch, a participação da coleção Automóveis no Brasil no 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos une vários aspectos porque conta a história da indústria nacional, ressignifica a coleção porque é aberta ao público e incentiva outros colecionadores com o troféu.
A exposição de Alfas Romeos é uma homenagem a Fábio Steinbruch, colecionador de autos antigos, piloto amador e um dos maiores incentivadores do antigomobilismo no Brasil, vítima de um acidente de moto em 2012. Fábio escreveu os livros “Automóveis no Brasil – Marcas que o Tempo Não Apaga” e “Memórias Sobre Rodas – O Automóvel no Brasil na Virada da Década de 1960 para 1970″.
Na coleção estão marcas como Simca, Chrysler, Willys, DKW, Volkswagen, Ford e outras, além de marcas fora de série nacionais e estrangeiras que fazem parte do imaginário dos brasileiros, inclusive peças únicas como o FNM Fúria, e modelos raríssimos, como o Uirapuru conversível, Willys Itamaraty Executivo, Opala SS quatro portas e Renault 1093.
EBAA
O Encontro Brasileiro de Autos Antigos vai reunir ao menos 1.700 veículos, sendo que ao menos 700 estarão à venda. Além dos clássicos, a exposição apresenta uma ampla diversidade de estilos que vão dos originais aos customizados. Entre os destaques do evento estão o concurso de elegância, o concurso Em Busca do Brilho Perfeito, a 3ª Batalha dos Construtores, a maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina.
O espaço de quase 70 mil m² conta com uma praça de alimentação completa, 450 estandes com peças para restauração, memorabilia, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos, antiguidades em geral, entre outras atrações. Como parte da programação, a 7ª edição do EBAA realizará, em parceria com a Circuito de Leilões, o 2º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindóia.
A entrada no evento é gratuita para visitantes durante todos os dias de visitação.