MENU

30/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 30/06/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Será?

Em São Luís comenta-se que o vereador Gutemberg Araújo (PSC) poderá ser candidato a vice-governador na chapa do ex-prefeito Lahésio Bonfim (PTB). Ele, inclusive, anunciou ontem que entrará de licença por quatro meses, mas alegou que o afastamento é para dar oportunidade ao suplente Marlon Garcia. Também disse que vai se dedicar à campanha de Lahésio. Daí, as especulações de que poderá ser o vice. Os pré-candidatos Carlos Brandão (PSB) e Weverton Rocha (PDT) já escolheram os seus companheiros de chapa. São, respectivamente, Felipe Camarão (PT) e Hélio Soares (PL), este indicado pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), que desistiu de disputar o mandato de governador e anunciou apoio a Weverton.
 

Negado

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) negou habeas corpus em favor do ex-superintendente de Limpeza Pública Urbana de Imperatriz, Alan Johnes Oliveira Sousa. A decisão foi do ministro João Otávio de Noronha, relator. Alan foi preso no dia 17 de março na Operação Impacto, do Ministério Público, acusado de envolvimento em suposta irregularidade na contratação de uma empresa especializada em limpeza pública, em 2018.
 

Diferenciação

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, se reuniu na manhã desta quarta-feira (29) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e outros 21 líderes partidários, entre as quais representantes da bancada feminina. O presidente da Câmara destacou a necessidade do julgamento no STF de ações que tratam sobre a diferenciação dos casos de improbidade envolvendo prefeitos, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes (ADIs 7042 e 7043). Segundo Arthur Lira, é importante para o Parlamento que haja uma diferenciação clara sobre quando há dolo (intenção) ou quando houve erro na gestão. As ações já foram liberadas pelo relator e o presidente deve marcar o julgamento em breve. 
 

Ressalvas

Ontem o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, com ressalvas, as contas de 2021 do governo Jair Bolsonaro. Segundo entendimento do tribunal, houve distorções em informações prestadas pelo governo. As contas dos dois anos anteriores do governo também foram aprovadas com ressalvas.
 

Pílulas contra a desinformação

“Recebeu mensagens eleitorais de um número desconhecido? Denuncie! Disparos em massa são proibidos por lei e servem como arma para a desinformação. Você pode ajudar a Justiça Eleitoral a proteger a sociedade e preservar as regras do jogo”. O 29º texto da série #DemocraciaEmPílulas alerta a eleitora e o eleitor para que não interaja com informações recebidas de perfis ou números de telefones desconhecidos. Cada reação do usuário interfere na sequência dos algoritmos de uma rede social, fazendo com que assuntos suspeitos ganhem destaque. Mas o que fazer se receber uma fake news? Denuncie. Você pode denunciar a informação falsa na própria plataforma digital ou em canais de segurança pública da Polícia civil ou de instituições como o Ministério Público, por exemplo. 
 

Números da pandemia

Conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, foram registrados 16 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. O boletim do dia anterior registrou 18 casos. Dos 10 leitos de UTI, 1 está ocupado. Também apenas um leito clínico está ocupado. Em Imperatriz já foram registrados 24.040 casos de Covid desde o início da pandemia.
 

Título 

Em solenidade realizada na tarde de ontem, o governador interino Paulo Velten recebeu o Título de Cidadão Imperatrizense. O Projeto de Decreto Legislativo outorgando o título é de autoria dos vereadores Alberto Souza, presidente da Casa, e João Francisco Silva. 
Leia Também »
Comentários »