Campanha

Hoje os vereadores retornam em caráter extraordinário para a sessão na Câmara, quando deverão analisar o veto do executivo ao caso Fundeb e ainda o Orçamento do Município. O que se espera é que os vereadores, por conta da eleição, votem só para prejudicar a gestão, e não para proporcionar a legalidade. Devem lembrar que não está em julgamento o prefeito Assis Ramos, e sim projetos que irão beneficiar a cidade e que, portanto, merece atenção redobrada dos que estarão apreciando e votando a  pauta extraordinária deste dia 7.

Trabalhando

Mesmo de recesso, o deputado estadual Rildo Amaral não para. Na semana passada recebeu o prefeito de Davinópolis, Coquinho, e o Vereador Jacielde, que solicitaram apoio para recuperação da rodovia de acesso entre Imperatriz e Davinópolis. Imediatamente entrou em contato com o secretário de Infraestrutura do Estado, Clayton Noleto, e com o Superintendente Rafael Heringer, que garantiram o início da obra até o dia 15 de janeiro. 

Positivo

Aliás, o parlamentar tem revelado que seu primeiro ano como deputado pode ser considerado positivo, apesar de ser um novato no parlamento estadual, mais já com experiência na atividade legislativa adquirido nos dois mandatos como vereador. Acredita que este ano será ainda melhor pelo fato de já conhecer o dia a dia da Assembleia.

Fenômeno

Independente de ser um ano bom ou ruim, 2020 vai demorar mais a passar. O ano é bissexto, tem 366 dias, o dia 29 de fevereiro a mais, excepcionalmente. Um fenômeno que ocorre, de quatro em quatro anos, pela quingentésima quarta (504ª) vez na Era Cristã, mas ainda provoca curiosidade, causa brincadeiras e vira pauta de matéria.

Exigências

"Um dia a mais é uma compensação humana para as exigências da natureza, relativa ao movimento de translação da Terra que produz as estações do ano. Convencionou-se o acréscimo de um dia ao mês de fevereiro, sendo o 29º dia, auge do inverno no Hemisfério Norte e do verão no Hemisfério Sul", explica a jornalista e astróloga Aline Macari que mantém site para falar de signos, mitologias e até analise junguiana.

Aniversário em 29/2

Apesar de 29 de fevereiro ser mais episódico que os demais dias do calendário, as pessoas nascidas nesta data devem ter o dia exato na certidão de nascimento, feita a partir da Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida por profissional de saúde responsável pelo acompanhamento da gestação, do parto ou do recém-nascido, inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES ou no respectivo Conselho profissional.

Falsidade

Conforme a Lei nº 12.662/2012, a DNV deverá conter nome e prenome do indivíduo; sexo, dia, mês, ano, hora e município de nascimento. "Se a data for alterada é falsidade ideológica", informa Paulo Henrique de Araújo, diretor de registro civil da Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal.

Estranho

Neste caso, a pessoa só comemora seu nascimento de quatro em quatro anos. Que coisa mais estranha. O aniversário de nascimento não será anual e fica a pergunta: como ficará a idade, já que só a quatro anos muda de idade?

Banana

A Região Tocantina já exporta 500 toneladas de banana por semana para várias regiões do País, através de Sítio Barreiras, no Povoado Cajuapara, em Itinga do Maranhão. O empresário e engenheiro agrônomo Fábio Régis comanda investimento de 60 milhões de reais com recursos próprios. Fábio vem a ser filho de Sebastião Régis e primo do prefeito de São João do Paraíso, Beto Régis, que também cultiva banana.