Habitações

Na condição de presidente da Frente Parlamentar da Habitação Popular, o deputado federal Hildo Rocha participou ontem, de reunião em Brasília, com o secretário Nacional de Habitação, Celso Toshito Matsuda, com o objetivo de viabilizar a contratação de projetos habitacionais para todo o Brasil.

Relator

Ele foi o relator do PLN 4/2019, que abriu crédito adicional de R$ 248 bilhões de reais para o governo federal. "Realizamos um grande acordo para atender diversos segmentos com esses recursos. Consegui incluir um bilhão de reais para Habitação Popular. Hoje o Secretário Nacional de Habitação, Celso Matsuda, nos informou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, já transferiu os recursos orçamentários e o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, está ultimando os detalhes para autorizar o início das contratações".

Maranhão

"Por meio desse trabalho viabilizei a construção de casas para mais de 5.000 famílias no Maranhão. Elas receberão casa própria, confortável, ampla, construída em alvenaria, com piso cerâmico e toda forrada", acrescentou.

Revalida

E mais: Hildo Rocha é o autor do PL 2590/2019 que trata sobre a revalidação de diplomas de estudantes que fizeram cursos de graduação e pós-graduação fora do Brasil. Estudantes que se formaram no exterior não conseguem exercer a profissão no Brasil porque não conseguem fazer a revalidação dos diplomas, porque a burocracia impõe dificuldades quase intransponíveis. Poucas universidades estão credenciadas pelo MEC para fazer a aplicação das provas de revalidação, principalmente na área de Medicina.

Gestão

A Atenção Primária à Saúde desenvolveu o projeto Gestão Itinerante que busca aproximar a gestão da Atenção Primária da comunidade e conhecer in loco os desafios de cada UBS.  Consiste em uma ação para atender ao cidadão que chegar na Ubs de forma rápida, pontual e eficaz oferecendo esclarecimentos que normalmente só estão disponíveis nos setores fixos da Atenção Primária e também evitar que sejam noticiadas informações erradas. A iniciativa atenderá todas as Unidades Básicas de Saúde, os 04 distritos e localidades.

Equipe

Uma equipe de coordenação junto com a gestora da Atenção Primária à Saúde vai até uma Ubs selecionada em três (03) dias da semana, cada dia será uma Ubs diferente e farái todo meu expediente através de análises sobre atendimento à população, verificar as urgências a ser realizadas e ouvir a comunidade sobre as demandas que ela indica e necessita. 

Bilíngue

No início da semana ocorreu a solenidade de implantação do Sistema de Tempo Integral na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Fialho. Primeira unidade da rede municipal a ofertar essa modalidade no atendimento de 70 alunos surdos, tanto de Imperatriz como de cidades vizinhas.

Idoso

O presidente da Agência Metropolitana, Frederico Angelo cumpriu em São Luis uma intensa agenda de visitas a secretários de Estado em busca de implementar ações para a Região Tocantina.  Frederico esteve com o secretário de Ação Social, Marcio Honaiser, e na oportunidade foram discutidos projetos da AGEMSUL que visam fortalecer as ações para a pessoa idosa.  Honaiser  explica que o objetivo é continuar com a atenção que o governo vem mantendo com os idosos, estimulando a qualidade de vida através de ações da SEDES, explicou. Durante a semana Frederico Angelo ainda manteve visitas ao secretário Rodrigo Lago.

Reflexão 

"Há homens que lutam um dia e são bons, outros lutam um ano e são melhores, e há os que lutam a vida inteira e são imprescindíveis." (Bertholt Brecht, poeta e dramaturgo alemão, nascido em 1898. Perseguido por Hitler buscou asilo na Suíça, depois na França e na Dinamarca, depois fugiu para a América. Faleceu em Berlin com 48 anos, logo após o fim da guerra). Viver é um desafio, uma arte! Devemos encarar cada dia como único, pois estando em cena não nos é permitido ensaio. Bom dia a todos! Padre Felinto Elysio.