Ignorada

Em conversa com o colunista, três membros da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) se queixaram do Governo do Estado por não ter mandado um representante à solenidade de lançamento da 18ª Feira do Comércio e da Indústria de Imperatriz (Fecoimp), que acontecerá entre 12 e 15 de setembro. Consideram injustificável o governo ter ignorado o evento, uma vez que em Imperatriz há a Superintendência de Articulação Política da Região e a Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense. Por outro lado, destacaram a presença do prefeito Assis Ramos acompanhado da maioria dos secretários. Vale lembrar que recentemente uma comissão de representantes da ACII e do Sinrural fez uma visita institucional ao governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões.

Segue o jogo

A casa está quieta e o povo dentro. Uma fonte tucana revela que está superado o imbróglio no PSDB, gerado pelos movimentos do deputado federal José Reinaldo Tavares em defesa da pré-candidatura de Eduardo Braide (PMN), quando o seu próprio partido tem pré-candidato ao governo, o senador Roberto Rocha. Tavares já teria se entendido com o ex-prefeito Madeira, secretário-geral do PSDB, e outros tucanos.

De volta

Ex-governador interino e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo voltará a disputar um mandato nas eleições de 7 de outubro, pelo MDB. Em 2014 ele foi candidato a vice-governador na chapa de Edinho Lobão e a sua filha, Nina Melo, foi candidata a deputada estadual, elegendo-se. Agora não disputará a reeleição para dar lugar ao pai.

Insistência

Embora o governador Flávio Dino já tenha batido o martelo, o PT ainda insiste em tomar o lugar da deputada federal Eliziane Gama (PPS) na chapa para o Senado. Os petistas não perdoam Eliziane porque ela votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Só que dificilmente vão conseguir fazer Flávio Dino voltar atrás da sua decisão de escolher Eliziane Gama.

Firme

Apesar dos momentos de turbulência, a odontóloga Rosângela Curado mantém firme a decisão de disputar o mandato de deputada estadual. No final de semana, a suplente de deputada federal fez uma reunião em sua residência com várias lideranças, entre as quais alguns vereadores.

Eleição

Neste domingo, 3, os eleitores do Tocantins irão às urnas para eleger novo governador em pleito suplementar por conta da cassação do governador Marcelo Miranda. Em outubro, os eleitores estarão novamente votando, porque o mandato do vencedor do pleito de agora só vai até 31 de dezembro. Os candidatos são Vicentinho (PR), Katia Abreu (PDT), Mauro Carlesse (PHS), Carlos Amastha (PSB), Márlon Reis (Rede),  Marcos de Souza Costa (PRTB) e Mário Lúcio Avelar (PSOL), que concorrerá sub judice.

Olha aí!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá criar campanhas para conscientizar a população sobre a divulgação de notícias falsas. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 218/2018, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). De acordo com o texto, o TSE deverá criar campanhas de conscientização sobre a disseminação de notícias falsas no período das eleições, além de informar a população sobre as punições previstas a quem divulgar conteúdo falso. Valadares avalia que a medida pode ajudar o eleitor a ter um olhar mais crítico sobre os conteúdos divulgados nas redes.