Articulação

Sem ainda confirmar a sua pré-candidatura ao governo do Estado, o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) esteve no final de semana em Imperatriz e Açailândia. Ele visitou o prefeito Assis Ramos (PMDB) e vereadores. Esteve sempre acompanhado do vereador Ricardo Seidel (REDE), que pode apoiá-lo e inclusive ser o candidato a vice na chapa. Ontem, um articulador político filiado a outro partido informou que há, inclusive, a possibilidade de Eduardo Braide disputar por outro partido, no momento integrando o arco de aliança liderado pelo PCdoB do governador Flávio Dino. A legenda já teria demonstrado interesse em tê-lo nos seus quadros para disputar o Palácio dos Leões. Falta só Braide se manifestar. É aguardar.

Prego batido

No próximo sábado, o PDT realizará convenção estadual, quando será reafirmada a candidatura do deputado federal Weverton Rocha ao Senado. Ele tem realizado encontros nas regiões do Estado objetivando o fortalecimento do seu nome para a difícil disputa por uma das vagas disponíveis para o Senado. O PCdoB do governador Flávio Dino já deixou clara sua decisão de apoiar Weverton. A convenção terá as presenças do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do presidenciável Ciro Gomes.

Quatro

A Câmara Municipal de Imperatriz tem pelo menos quatro pré-candidatos a deputado estadual. São os vereadores Rildo Amaral (SD), Zesiel Ribeiro (PSDB), Aurélio Gomes (PT) e Ricardo Seidel (REDE). O presidente da Câmara, José Carlos Barros (PV), já não demonstra mais interesse em disputar o mandato para a Assembleia Legislativa.

Prestigiado

Com o auditório do Aracati Oficce lotado, foi realizado no sábado o “VI Seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e suas nascentes”, uma iniciativa do instituto Cidade Solidária e do Gabinete do senador Roberto Rocha (PSDB). Presentes vários líderes políticos, entre eles o prefeito Assis Ramos; o ex-prefeito Sebastião Madeira; o vereador Zesiel Ribeiro, representando a Câmara Municipal; o deputado federal Hildo Rocha, e o ex-candidato a prefeito Ribinha Cunha, além do diretor da Codevasf, Marco Aurélio Diniz. Os organizadores consideraram um sucesso o evento, que discutiu a situação dos rios e soluções.

Adesão

O ex-deputado federal Gastão Vieira (Pros) já se mudou de “mala e cuia” para o grupo do governador Flávio Dino. Neste final de semana participou de ações do governo nos municípios de Brejo, Santana do Maranhão e Santa Inês. Gastão Vieira era um dos nomes do “time de elite” da ex-governadora Roseana Sarney. Ligado ao setor educacional, ocupou cargos estaduais e federais. Na eleição de 2014 foi candidato a senador na chapa majoritária que tinha Edinho Lobão como candidato ao Palácio dos Leões. Roseana já perdeu outros bons nomes para o adversário, como o ex-secretário da Infraestrutura Luís Fernando (PSDB), prefeito de São José de Ribamar.

CPI

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do BNDES ouve nesta quarta-feira (29) o empresário Eike Batista, em reunião com início às 14h. Eike é presidente do Grupo EBX, beneficiário de empréstimos obtidos junto ao BNDES superiores a R$ 10 bilhões, que foram investidos nas empresas MPX, LX e EMX, e de investimentos realizados pela companhia BNDESPAR Participações. Autor do requerimento de convocação do empresário, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) observa que as circunstâncias em que as transações ocorreram constitui matéria de grande interesse para a comissão, uma vez que até o momento há apenas a versão apresentada pelos representantes do BNDES.