No ataque 

O ex-deputado federal Chiquinho Escórcio (MDB) tem partido com “gosto de gás” pra cima de políticos de Imperatriz. No momento, o alvo é o ex-prefeito Sebastião Madeira (PSDB), que se mantém em silêncio diante das provocações. Escórcio tem demonstrado que não deseja mais se candidatar a nada, mas não desativa a “metralhadora”. Tem puxado coisas do fundo do baú para provar suas declarações. O homem é duro, não foi à toa que conseguiu a cassação do então governador Jackson Lago em 2009.   

Pretensos 

Pelo menos doze deputados estaduais são pretensos candidatos a prefeito. Só em São Luís são cinco, mas dificilmente todos sairão. Em outras cidades há sete, entre eles Marco Aurélio (Imperatriz) e Rico Teles (Barra do Corda). A metade é vista com chances de eleição. Os suplentes estarão torcendo mais do que nunca por eles. O primeiro suplente da coligação de Marco Aurélio é Edivaldo Holanda (PTC), pai do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda.

Extraordinária

Está prevista para hoje uma sessão extraordinária da Câmara Municipal de Imperatriz para votação do Orçamento 2020 do Poder Executivo, as emendas impositivas e o veto à lei que a Câmara  aprovou para a Prefeitura liberar 60%  do FUNDEF aos professores, recurso oriundo dos precatórios. O TCU já reiterou que o dinheiro não pode ser usado para pagar professor. Seria aplicado exclusivamente em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino de nível básico.  

Promessa 

Em 2017, o  governador Flávio Dino (PCdoB) foi a São Félix de Balsas e prometeu que em 2018 iniciaria a construção da ponte naquela cidade, sobre o Rio Balsas. Mas somente agora, depois que o senador Roberto Rocha (PSDB) manifestou o interesse em viabilizar a obra, é que o governo “acordou”.  Consta que desde o início de 2019 que a licitação está feita. Provavelmente nesse começo de 2020 Flávio Dino assine a ordem de serviço. É aguardar.

Firme

O presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, José Carlos Soares Barros, vem mantendo a promessa de que não abrirá mão da sua candidatura a prefeito. Filiado ao Patriota, o vereador está intensificando os contatos com lideranças políticas e comunitárias para formação de um grupo forte visando o pleito de 4 de outubro. Acredita que tem chances de chegar ao Palácio Renato Moreira.

Olha aí!

Tramitando na Câmara dos Deputados, Projeto de Lei 5809/19 determina que as locadoras de automóveis ofereçam assentos infantis, adequados a cada idade, em quantidade suficiente para atender toda a demanda por esse tipo de equipamento pelos usuários do serviço. O texto altera o  Código de Trânsito Brasileiro. A autora, deputada  Edna Henrique (PSDB-PB), observou que “quando o cidadão viaja e precisa alugar um veículo, nem sempre é possível obter o atendimento, pois muitas vezes as locadoras não dispõem de quantidade suficiente de cadeirinhas”.

Expulsão

A direção nacional do PODEMOS manteve decisão da Executiva estadual em São Paulo, que expulsou o deputado federal Marco Feliciano. A direção regional alegou vários motivos, mas a nacional limitou apenas a infidelidade partidária, pelo fato do parlamentar apoiar o presidente Jair Bolsonaro.