MENU

03/09/2021 às 18h43min - Atualizada em 03/09/2021 às 18h43min

Círio de Nossa Senhora de Nazaré será aberto hoje

Com o tema “Maria, a Mãe dos Pobres e Oprimidos”, evento acontece entre 4 e 12 de setembro, com vasta programação; com muita devoção, imagem Peregrina de Nossa Senhora foi recebida pelos montealtenses no final da tarde de sábado, 24 de julho, durante o festejo da padroeira do Município, Nossa Senhora de Santa Ana, procedente de Belém do Pará

Raimundo Primeiro
Entre imagem da Virgem de Nazaré, padre Luzimar Moura, diretores e guardas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Belém (PA) - Fotos: Divulgação
 
A primeira edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Montes Altos, a 65 quilômetros de Imperatriz, no sudoeste maranhense, será oficialmente aberta neste sábado (04/09).

A programação começa com alvorada, às 5; Adoração ao Santíssimo, com todas as pastorais e movimentos da Igreja. Depois, às 19h30, o padre Luzimar Moura da Luz, celebra missa. As atividades serão desenvolvidas na Igreja Nossa Senhora de Santa Ana, padroeira da cidade.

Significativo número de devotos é esperado. As atividades seguem o que acontece durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, realizado no segundo domingo de outubro, com mais de dois milhões de pessoas nas ruas da capital paraense, durante o transcurso da procissão. Em razão da pandemia de covid-19, o evento passou por modificações.

No domingo, 5, a missa será celebrada por padres capuchinhos, de Imperatriz, a partir das 19h30. Na segunda-feira, às 19h30, a missa será celebrada por Dom Giovane Pereira de Melo, bispo da Diocese de Tocantinópolis (TO), paraense de Salinas, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O manto de Nossa Senhora de Nazaré foi confeccionado pelo estilista e costureiro Antônio José Araújo de Souza, em Belém (PA).

Esteve em Belém, esta semana, João Maurício Martins, membro da Diretoria do Círio de Montes Altos. Sua missão: buscar o manto que cobre a imagem da Virgem de Nazaré.

“Nosso povo, nossa comunidade paroquial, em estado permanente de missão”, disse a O PROGRESSO o padre Luzimar Moura, pároco da Igreja Nossa Senhora de Santa Ana, localizada em frente à Praça da Matriz, no Centro de Montes Altos.

Em 17 de julho, sábado, durante reunião, foram criadas as Guardas de Santa Ana e do Círio de Nazaré de Montes Altos. Os trabalhos foram conduzidos por Sidney Ferreira de Souza e Rafael Souza Dias, integrantes da Guarda do Círio de Nazaré de Belém do Pará. Também vieram da capital paraense Roberto de Oliveira Corrêa e Giselle Botelho Corrêa, da Diretoria do evento. 

Convite

“Prontos para a festa em homenagem a mãe de Jesus e nossa mãe, Nossa Senhora de Nazaré”, concluiu o padre Luzimar Moura, convidando a comunidade regional para participar da festa, a partir de hoje. 

Sobre o Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre em Belém do Pará, em Macapá (Amapá) e Rio Branco (Acre). É celebrado anualmente no segundo domingo de outubro, desde 1793, reunindo perto de dois milhões de pessoas em todas as romarias e procissões. Uma devoção religiosa herdada dos colonizadores portugueses. Em Portugal, a celebração ocorre em 8 de setembro, na Vila de Nazaré. (Fontes: Cruz Terra Santa/Wikipédia/Círio de Nazaré)

Há diversas versões para o início da devoção por Nossa Senhora de Nazaré em Belém. Pesquisadores descrevem fatos que tentam explicar a origem, embasados em documentos ou nas narrativas apresentadas ao longo da história. Ainda em 1653, os Jesuítas iniciam a devoção a Nossa Senhora de Nazaré na localidade de Vigia de Nazaré, no Pará. Apesar da origem ser atribuída àquele local, o Círio enquanto romaria foi instituído somente a partir da metade do século XIX, vários anos após o de Belém. 

Relação dos Celebrantes 

Sábado, 4, padre Luzimar Moura
Domingo, 5, frades Capuchinhos
Segunda-feira, Dom Giovane Pereira, bispo de Tocantinópolis (TO)
Terça-feira, padre Eliezer César, Catedral de Fátima, Imperatriz)
Quarta-feira, 8, padre Guimarães, Carolina
Quinta-feira, padre Luciano, São João do Paraíso
Sexta-feira, 9, padre Rudá, Estreito
Sábado, 11, traslado, Procissão Luminosa, às 18h, e Santa Missa, com o padre Josimar, Nazaré (TO), às 19h30
Domingo, 12, Dia do Círio
Missas durante o dia, na Igreja Matriz, e Procissão, às 17h
Santa Missa, às 19h, com Dom Francisco Lima, bispo da Diocese de Carolina 

Programação

Tema: “Maria, a Mãe dos pobres e Oprimidos”
Todos os dias, Santa Missa, às 19h30h 
Oração do Santo Terço, às 19h
Sábado, 11, às 19h, traslado da Berlinda
Domingo, 11, às 17h, Santa Missa
Durante o dia, Cenáculo, com Maria
Procissão
Santa Missa, às 19h
Diariamente, Círio, Evangelização nas comunidades; confissões, visitas e orações nas famílias e localidades diversas. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »