MENU

02/09/2021 às 19h36min - Atualizada em 02/09/2021 às 19h36min

​MPMA realiza Encontro de Planejamento Estratégico na Região Tocantina

Ação discute estratégias e ações para demandas mais urgentes

CCOM - MPMA
Fotos:CCOM-MPMA
 
O Ministério Público do Maranhão realizou nesta quinta-feira, 2, o Encontro Regional do Planejamento Estratégico do Ministério Público do Maranhão 2021-2029, no Município de Imperatriz. Sediado no Hotel Residence, o Encontro contou com a participação do presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Sebastião Vieira Caixeta, da subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Costa Leite, do diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMA (Seplag), Carlos Henrique Vieira, além de promotores de justiça da região.

Também compuseram a mesa solene do encontro os promotores de justiça José Márcio Maia Alves (diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais) e Albert Lages (titular da 1ª Promotoria de Justiça de Família de Imperatriz). Durante o encontro, que é a segunda etapa do Planejamento, serão construídos os programas e as ações estratégicas para orientar a atuação do MPMA nas áreas finalísticas e estruturantes nos próximos anos, com a participação de membros e servidores da equipe da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP.

Na primeira etapa, foi disponibilizada uma consulta pública no site da instituição para diagnosticar as demandas mais urgentes da população maranhense. Entre as prioridades apontadas para a atuação do Ministério Público do Maranhão, estão o combate à corrupção, defesa da saúde, educação, direitos das crianças e dos adolescentes e segurança pública, nesta ordem.

Com base nestas informações, o MPMA vai definir programas, projetos, iniciativas e indicadores para a atuação nos 217 municípios maranhenses. O objetivo é que, após a conclusão das etapas do planejamento, prevista para este mês, o documento final estabeleça parâmetros para contribuir com a tomada de decisões estratégicas.

DEMANDAS

Na avaliação da subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Leite, um encontro, em Imperatriz, reunindo representantes da Região Tocantina, é estratégico para receber as demandas e contribuições para o planejamento do MPMA. “Devido ao período que estamos atravessando de pandemia, quando a maioria dos encontros são realizados por meio virtual, o encontro presencial, com os devidos protocolos sanitários, é importante para ouvir as contribuições para o futuro do Ministério Público, por meio do planejamento estratégico”.

O conselheiro Sebastião Caixeta enfatizou que o apoio logístico e técnico do CNMP ao encontro de Imperatriz foi viabilizado a partir da adesão do MPMA ao planejamento estratégico nacional. “Nestas capacitações regionais discutimos valores, estratégias, planos e ações que devem ser priorizados nos próximos 10 anos, com a finalidade maior de atender aos anseios da sociedade”, ressaltou.

O promotor de justiça Carlos Henrique Vieira esclareceu que, depois da consulta à sociedade, membros, servidores e a administração superior da instituição “vão filtrar as informações e estabelecer a missão institucional, os objetivos estratégicos e os valores com os quais nós vamos trabalhar, bem como os programas e ações que o Ministério Público deve desenvolver para atingir os seus fins. Tudo isso definido de forma democrática”.

Para o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Gilberto Câmara, é importante a coleta dos dados para o planejamento estratégico, considerando que tais informações vão projetar a ação do MP para os próximos anos. “Imperatriz sediou esse evento, com a participação dos colegas da região e o resultado é bastante produtivo. Estamos em uma das regiões mais desenvolvidas em nosso estado”. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...