MENU

31/08/2021 às 11h08min - Atualizada em 31/08/2021 às 21h50min

Zoetis lança vacinadora automatizada para tilápias

Fishteq, uma inovação tecnológica na vacinação em tilápias no Brasil

Ana Caroline Carvalho
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/EMBRAPA
Em virtude de seu compromisso com a inovação, a Zoetis consolida mais um passo importante em sua estratégia de trabalho e anuncia o lançamento da Fishteq NFT20, máquina exclusiva que além de vacinar, conta, mede e classifica os peixes. "O Brasil é o primeiro país a vacinar tilápias com este equipamento, que já é utilizado com sucesso em outros países para a vacinação automática de espécies como salmão e truta. A introdução desta nova tecnologia impulsionará ainda mais o crescimento da tilapicultura brasileira", diz Renato Verdi, Diretor da Unidade de Negócios de Aves, Suínos e Aquacultura da Zoetis.

De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, espécie que representa 60% da produção do País. Segundo levantamento da Peixe BR, nos últimos seis anos a produção de peixes de cultivo obteve um crescimento de 38,7% - de 578.800 t (2014) para 802.930 t (2020), sendo que deste montante, 486.155 toneladas são de tilápia.

"Com a chegada dessa tecnologia, o piscicultor terá maior performance na vacinação, além de elevada padronização dos lotes, já que a classificação dos peixes se dá através do processamento de imagens individuais digitalizadas. A máquina ainda ajusta a posição da agulha de acordo com o respectivo tamanho de cada animal, garantindo que a vacina seja aplicada no local correto", explica a Engenheira de Pesca Danielle Damasceno, Gerente Técnica e Comercial de Aquacultura da Zoetis. "As vantagens de um equipamento como esse são muitas - segurança, redução da manipulação dos animais, contagem e vacinação eficientes, registro e formação de banco de dados, além de biosseguridade, visto que vacina e agulha ficam isoladas de qualquer contato externo", completa Danielle.

O lançamento da Fishteq vem fortalecer a presença da Zoetis no setor, que em 2015 adquiriu a norueguesa PHARMAQ, líder de mercado nas vendas de vacinas para peixes de produção comercial e de serviços de apoio técnico adaptados às necessidades das operações de criação de peixes.

Sobre a Zoetis
Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de quase 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo - de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 11.300 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países.
Em 2020, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 6,7 bilhões. Para outras informações, acesse https://www.zoetis.com .

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...