MENU

11/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 11/09/2020 às 00h00min

Programa Luz Para Todos leva energia elétrica para mais de 3 mil famílias no Maranhão

(Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão)
Divulgação
No primeiro semestre de 2020 a Equatorial Maranhão realizou a conclusão de diversas obras do Programa Luz Para Todos - PLPT em todo o estado. Nesse período foram beneficiadas 3.193 famílias em dezenas de municípios. Um destaque é o projeto que atendeu 77 famílias nas seguintes comunidades: Assentamento Maravilha, Ceval, Beira Rio, Estrema, Tingir e Assentamento São José, localizadas no município de Porto Franco.

A moradora Tereza, do assentamento Maravilha, em Porto Franco, comentou que com a chegada da energia elétrica tudo ficou mais fácil para ela e para a família que trabalham extraindo azeite de coco babaçu e dependem do bombeamento da água. "As coisas melhoraram 100%! Agora, com a chegada da energia, nós não precisamos mais buscar água longe de casa." afirma à moradora.    
Em 16 anos de atuação, o PLPT foi responsável pela transformação da realidade de mais de 351 mil famílias maranhenses.  Desde 2004, ano em que o Programa foi lançado, o Luz para Todos já beneficiou 1 milhão 755 mil pessoas residentes em comunidades rurais. Atualmente 99,04% das pessoas já dispõem de energia elétrica no Maranhão. Antes do Programa, o estado tinha a segunda menor proporção de domicílios com iluminação elétrica no Brasil (86%), segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).      
O "Luz Para Todos" é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério de Minas e Energia com o objetivo de acabar com a exclusão elétrica no País. No Maranhão, como nos demais Estados, foi formado um Comitê Gestor para gerenciar o programa, responsável pela definição das comunidades atendidas e a priorização das obras. A Equatorial Maranhão é a agente executora do Programa que continua trazendo mudanças e desenvolvimento para o Maranhão.     

Para o gerente de obras e manutenção da Equatorial Maranhão, Saulo Bokor, é gratificante falar sobre o alcance do PLPT "Chegamos a essa marca histórica com muito trabalho e dedicação e vamos continuar avançando com o Programa no Maranhão. Nossa grande alegria e satisfação é saber que estamos contribuindo para o conforto de milhares de famílias e para o desenvolvimento socioeconômico do Estado", destacou Saulo.  

O Programa Luz Para Todos, além de atender as necessidades básicas dessas comunidades, contribui com o desenvolvimento econômico e sustentável da população. Em 2020 o programa continuará atendendo as comunidades não energizadas, promovendo mais de 5 mil novas ligações. O consumidor não paga nada pela ligação do Programa Luz Para Todos, além de receber a instalação elétrica de sua casa, compreendendo três lâmpadas e duas tomadas elétricas. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »