MENU

27/08/2021 às 16h17min - Atualizada em 27/08/2021 às 16h17min

Gestão Hospitalar do Socorrão se reúne com pesquisadores de enfermagem da UFMA

Objetivo é diminuir o fluxo de atendimento do hospital e traçar estratégias de assistência para pacientes que fazem endoscopias sugestivas

Kalyne Cunha
Ascom/PMI
Parceria auxiliará no acolhimento de pacientes, realizando orientações, bem como fortalecendo a execução do fluxograma do ambulatório - Foto: Assessoria
 
A direção do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, por meio da coordenação do Ambulatório da Ortopedia da instituição se reuniu com pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Objetivo é traçar estratégias de assistência a pacientes que realizam os exames de endoscopias sugestivas buscando melhorar e organizar o fluxo de atendimento.

O diretor do HMI, Vitor Pachelle, enfatiza que o estudo realizado pelos pesquisadores é uma forma de desenvolver um levantamento científico conjunto, que beneficiará não só o hospital, mas principalmente usuários do ambulatório. “Nossos esforços estão voltados, principalmente, para oferta de serviços humanizados à população. O trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da UFMA nos auxiliará acolhendo os pacientes, realizando orientações, bem como fortalecendo a execução do fluxograma”.

Os enfermeiros e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia da UFMA, Flávia Ferreira Monari e Mateus Dantas Torres, explicaram que os resultados dos seus estudos se aplicam ao público-alvo, saindo do papel para a prática. “Nos trabalhos que produzimos, buscamos retornar aos serviços o feedback dos achados encontrados, pois assim nos permitirá conhecer melhor o público atendido e traçar estratégias para a melhoria da assistência”.

A coordenadora do Centro Médico e do Ambulatório da Ortopedia, Sebastiana Ribeiro Santos Lima, pontua que “a parceria com os pesquisadores auxiliará pacientes que realizam o procedimento de endoscopia sugestiva e, consequentemente, organizará o fluxo de atendimento desses usuários no hospital”.

A pesquisadora Flávia caracteriza o objeto de estudo mantendo a integridade da pesquisa, “todos os procedimentos serão pautados na ética em pesquisa com seres humanos.  Estabelecemos o compromisso de auxiliar conjuntamente a gerência do ambulatório, com a organização do setor, acolhimento dos pacientes, implementação dos fluxogramas de atendimento e organização do atendimento direcionados ao perfil dos clientes atendidos no serviço”, conclui.

Além de exames de colonoscopia e endoscopia, o Ambulatório da Ortopedia atende pacientes que realizaram cirurgias de traumas no HMI. A unidade está localizada na Rua Benedito Leite, ao lado do Socorrão. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »