MENU

26/08/2021 às 19h23min - Atualizada em 26/08/2021 às 19h23min

UEMASUL oferta nova plataforma digital de conteúdo acadêmico

Mari Marconccine
Ascom/UEMASUL
A UEMASUL vem ampliando o acervo das bibliotecas, com obras físicas e digitais - Foto: Jefferson Sousa/ Ascom/UEMASUL
 
A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) finalizou, nas últimas semanas, o processo de aquisição da plataforma digital de livros “Minha Biblioteca”, que será integrada ao sistema SIGAA. A previsão é que o acesso à plataforma esteja disponível para a comunidade acadêmica dos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz no prazo de 30 dias.

Presente em mais de 800 instituições de ensino e com mais de quatro milhões de usuários, a Minha Biblioteca é formada por mais de 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais. Atualmente disponibiliza mais de 10 mil títulos em português, divididos em sete catálogos: Exatas, Jurídica, Letras e Artes, Medicina, Sociais Aplicadas, Saúde e Pedagogia.

A bibliografia da nova plataforma irá compreender todas as áreas do conhecimento, com obras atualizadas que atendem a todos os cursos da UEMASUL. O acesso à Minha Biblioteca funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com acesso simultâneo e ilimitado para os acadêmicos cadastrados, com possibilidade de leitura on-line e off-line das obras. A biblioteca dispõe ainda de ferramentas de acessibilidade para pessoas com baixa visão, que auxiliam no acesso aos conteúdos digitais.

A UEMASUL já possui a biblioteca virtual Pearson, que tem em seu acervo 10.610 títulos digitais. A nova biblioteca chega agora para complementar o acervo da instituição. “Pensou-se na Minha Biblioteca, pois ela tem especificidades com relação à Biblioteca Virtual da Pearson, que possui um grande acervo nas áreas de ciências sociais e humanas. A Minha Biblioteca tem como diferencial a vasta produção de bibliografias nas áreas de ciências exatas, nas engenharias, nas áreas médicas, e servirá de apoio informacional nos cursos da área jurídica”, explicou o bibliotecário do campus Imperatriz, Raniere Nunes da Silva.

Raniere informou ainda que serão promovidas oficinas e palestras para treinamento, como parte do programa de educação dos usuários da plataforma. “A biblioteca tem um ciclo de ações chamado Educação do Usuário. São atividades permanentes, como por exemplo, palestras e treinamentos, que estarão disponíveis para toda comunidade de usuários, seja da instituição ou público externo. Faremos ainda oficinas específicas para os cursos de licenciatura e bacharelado da UEMASUL”.

Acervo físico

Na última semana foram recebidos para as bibliotecas físicas 4.363 exemplares destinados ao campus Imperatriz e 628 exemplares para o campus Açailândia, que estão atualmente sendo catalogados. Os acervos das bibliotecas da UEMASUL são compostos por livros, periódicos, revistas, trabalhos de conclusão de cursos, projetos, relatórios e recursos de multimídia. As bibliotecas da universidade atendem à toda comunidade, além dos acadêmicos, e são espaços fundamentais para a ampliação dos conhecimentos, contribuindo na complementação da formação dos estudantes. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »