MENU

25/08/2021 às 21h52min - Atualizada em 25/08/2021 às 21h52min

​Polícia Civil elucida escândalo de assédio sexual em grande empresa do Tocantins

Mais de dez mulheres foram assediadas durante seis anos; Quem não cedia tinha piores condições de trabalho e sofria até demissão.

Rogério de Oliveira
Dicom SSP TO
O nome da empresa não foi divulgado por ser a investigação, sigilosa - Foto: DICOM/SSP-TO
 
Paraíso do Tocantins/TO - A Polícia Civil concluiu o inquérito que investigava um escândalo de assédio sexual contra várias funcionárias de um grande estabelecimento comercial da cidade de Paraíso do Tocantins. O nome da empresa não foi revelado por tratar-se de uma investigação sigilosa.

Conforme o delegado responsável pelo caso, José Lucas Melo, quase trinta pessoas foram ouvidas durante toda a investigação. Os crimes teriam sido praticados durante seis anos consecutivos e contra mais de 10 mulheres.

A partir dos relatos de funcionários e ex-funcionários da empresa, a Polícia Civil afirma ter ficado comprovado que os responsáveis pelo empreendimento se valiam da condição da superioridade hierárquica para assediar as mulheres, buscando vantagens sexuais. Quem se recusasse sofria represálias, como piores condições de trabalho e até demissão.

“O assédio sexual possui uma gravidade elevadíssima, uma vez que objetifica a vítima, atingindo sua dignidade e muitas vezes causando abalos graves à sua saúde. No caso investigado, mulheres que saíam de suas casas para buscar o seu sustento e o de suas famílias sofreram vários abusos por parte de quem deveria garantir um ambiente de trabalho sadio. O fato de ter perdurado por um longo período de tempo e contra várias vítimas demonstra a confiança na impunidade por parte de quem comete esse tipo de crime, que se considera acima da lei por possuir poder aquisitivo e influência social. Mas a Polícia Civil do Tocantins respondeu à altura e os fatos foram devidamente investigados”, disse o delegado. 

Com a conclusão do inquérito, o delegado José Lucas remeteu os autos ao Poder Judiciário e Ministério Público para oferecimento de denúncia criminal contra os empresários.
 
“A partir dos indiciamentos dos autores dos crimes, foi feita a remessa do procedimento ao Ministério Público e à justiça para as devidas providências criminais. Da mesma forma, as vítimas estão sendo orientadas quanto aos procedimentos cíveis que podem realizar, sendo que a cópia da investigação será remetida também ao Ministério Público do Trabalho para a adoção das medidas pertinentes”, disse.

A Polícia Civil reforçou a necessidade de que situações do tipo sejam denunciadas. Quem tiver conhecimento de casos que possam configurar crime pode se dirigir a qualquer delegacia no Tocantins e comunicar os fatos ao delegado, que irá analisar o caso e proceder conforme a lei determina.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »