MENU

24/08/2021 às 20h59min - Atualizada em 24/08/2021 às 20h59min

Prefeito vistoria as obras do Aeroporto de Araguaína

Além das obras para qualificação da pista, a Avenida Dionísio Farias será duplicada afirma o prefeito

Ascom Araguaína/Giovanna Hermice
A vistoria ainda contou com a presença de secretários municipais, representantes de entidades de classe e empresários - Foto: Ascom Araguaína/Marcos Sandes
 
As obras do Aeroporto de Araguaína foram vistoriadas nessa segunda-feira, 23, pelo prefeito Wagner Rodrigues e também contou com a presença de secretários municipais, empresários e representantes de entidades de classe como a Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína) e SRA (Sindicato Rural de Araguaína).

 “Estamos acompanhando diariamente obras como essa que são muito esperadas por todos, pois o aeroporto é o principal meio de ligação dos grandes negócios, empreendedores e investidores. Inclusive, os trabalhos noturnos deverão ser iniciados para que tenham mais celeridade e essa primeira etapa seja entregue antes de iniciar o período chuvoso”, garantiu o prefeito.

Nesta primeira etapa das obras, estão sendo realizados o levantamento topográfico, limpeza das margens, cabeceiras da pista, novo sistema de drenagem e nivelamento das áreas de segurança da pista, além das cercas de segurança do aeroporto. Esta etapa conta com investimento de R$ 13,56 milhões.

“A previsão inicial desta etapa é para concluir em sete meses, mas pretendemos finalizar até o final de novembro e depois iremos avançar para outra etapa até que seja finalizada a reestruturação do aeroporto”, afirmou o presidente da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), Rérisson Macedo.

O investimento total no aeroporto, que inclui a segunda etapa da obra, ainda em fase de elaboração de projeto, está estimado em R$ 49 milhões e contemplará também a ampliação e reforma do terminal de passageiros para mais de 2 mil metros quadrados, reforma da seção contra incêndio e auxílio à navegação.

Relevância do aeroporto
Para o presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Wagner Borges, o município precisa desse investimento. “Uma cidade do porte de Araguaína é importante um aeroporto à altura, pois vai trazer mais empresários, melhorar na questão logística e para os que moram aqui também, além de gerar mais emprego. Esperamos isso há muitos anos e agora podemos vislumbrar essa obra concretizada”.

De acordo com a presidente da Aciara, Hélida Dantas, que também esteve presente à vistoria, mais possibilidades de voos vão contribuir com a economia e o comércio. “Moro aqui há 50 anos e tenho orgulho de ver o quanto a cidade está desenvolvendo. Mas precisamos de voos com conexões rápidas, por isso quero parabenizar a gestão por ouvir esse apelo e pela a sensibilidade em atender a classe”.

Acesso ao local
Recentemente, um trecho da Avenida Dionísio Farias onde fica localizado o aeroporto, próximo ao Setor Xixebal, recebeu pavimentação asfáltica e está em fase de finalização com a adequação das calçadas e jardinagem. A previsão é a que a via receba outros investimentos de infraestrutura e o acesso ao local seja facilitado com a duplicação da avenida, que vai fazer conexão com a Via Norte.

“Vamos fazer essa duplicação ainda nesse ano e vai facilitar muito o acesso da comunidade ao aeroporto e também à Via Lago, nosso cartão postal, para quando as pessoas chegarem na cidade. Além disso, vai melhorar o trânsito, pois o fluxo de veículos tem aumentado na região. Aqueles motoristas que vierem de outros municípios próximos vão ter essa via de acesso direto para a entrada a Araguaína”, explicou o prefeito Wagner.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »