MENU

24/08/2021 às 21h19min - Atualizada em 25/08/2021 às 11h17min

Médicos de Imperatriz assumem diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica do Maranhão (SBCO/MA)

"A instituição tem a missão de promover educação médica continuada", afirmou o doutor Jorge Lyra.

Alan Milhomem
Os doutores Jorge Lyra e Gumercindo Leandro, respectivamente - Foto: Divulgação
 
Os cirurgiões oncológicos Gumercindo Leandro e Jorge Lyra, ambos da Oncoradium Imperatriz, tomaram posse na Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica do Maranhão (SBCO/MA). Dr. Gumercindo Leandro é o novo presidente e o Dr. Jorge Lyra é o secretário-geral. A cerimônia de posse foi realizada na noite da última sexta-feira (20) na capital São Luís.  A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer. No Maranhão, a regional da SBCO foi fundada em 2016.

Segundo o Dr. Gumercindo Leandro, assumir a diretoria da SBCO/MA é um novo desafio e sua missão à frente da organização tem o objetivo, principalmente, de divulgar a importância do cirurgião oncológico na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. 

“Nosso desafio é divulgar as ações que a cirurgia oncológica faz e a importância dela desde a promoção da saúde, na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do paciente com câncer. Vamos interagir com a população para que ela possa conhecer o trabalho do cirurgião oncológico e a importância dele nessa parte de tratamento e prevenção do câncer. Também vamos interagir com outras sociedades médicas aqui do Estado e do Brasil para juntos podermos melhorar a vida do paciente oncológico”, destacou o Dr. Gumercindo Leandro.

Ainda segundo o novo presidente da SBCO/MA, a instituição vai buscar a interação com os serviços públicos e privados para melhorar o acesso de pacientes a exames diagnósticos e melhorar o tratamento. Além disso, é objetivo da nova gestão desenvolver atividades com alunos dos cursos de Medicina do Maranhão para possibilitar que eles tenham acesso e conheçam a abordagem ao paciente oncológico quanto às questões de humanização, assim como a interação técnico-científica com a realização de palestras e simpósios.

“Nossa gestão vai ter um aspecto mais inclusivo, chamando todos os entes que tratam o câncer ou lidam com pacientes oncológicos para que juntos possamos fazer com que esse paciente tenha um diagnóstico e um tratamento adequado”, afirmou o Dr. Gumercindo Leandro.

Conforme o Dr. Jorge Lyra, novo secretário da SBCO/MA, a instituição tem a missão de promover educação médica continuada, com intercâmbio de conhecimentos, que promovam a prevenção, detecção precoce e o melhor tratamento possível aos pacientes. Além disso, a organização busca fortalecer e representar a cirurgia oncológica brasileira.
 

Cirurgia Oncológica

Atualmente, muitos pacientes com câncer são tratados com sucesso, principalmente quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada por uma especialidade: a cirurgia oncológica. Essa especialidade é considerada um dos tripés para o tratamento de pacientes com diagnóstico positivo para o câncer e representa um tipo de tratamento, que consiste na retirada do tumor por meio de uma operação cirúrgica. Seu objetivo principal é remover parcial ou totalmente o tumor do corpo humano.

A cirurgia oncológica pode ser utilizada para o tratamento de tumores malignos e benignos, nos mais variados locais do corpo. A especialidade também atua de forma a avaliar a extensão da doença no organismo do paciente. É importante entender que a cirurgia oncológica pode controlar e, até mesmo, curar o paciente, principalmente quando o procedimento ocorre na fase inicial da doença. Além disso, vale ressaltar que a associação do tratamento cirúrgico do câncer com outras modalidades terapêuticas gera resultados ainda mais positivos para o paciente, no que se refere a sua remissão, cura e qualidade de vida. 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »