MENU

23/08/2021 às 20h13min - Atualizada em 23/08/2021 às 20h13min

UEMASUL convoca comunidade acadêmica para eleição de reitor e vice-reitor

Fonte: UEMASUL
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) terá eleições este ano - Foto: Divulgação
 
Durante A 22ª reunião do Conselho Universitário, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), as conselheiras e conselheiros deliberaram e aprovaram sete resoluções, entre as quais, a que convoca a comunidade acadêmica para a eleição de composição da lista tríplice para reitor ou reitora; e vice-reitor ou vice-reitora da UEMASUL, fixando a data de 08 de outubro de 2021 para sua realização. A reunião, realizada por meio de videoconferência, aconteceu do dia 19 deste mês. 

O processo eleitoral seguirá a legislação que rege as eleições de reitores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A Comissão Eleitoral será instalada na forma regimental e iniciará os trabalhos com publicação de uma série de editais sobre o processo. Na sequência, haverá a homologação, pelo Conselho Universitário, do resultado final da preferência da comunidade acadêmica. A lista tríplice com os candidatos mais votados será encaminhada ao governador do Estado, que designará reitor ou reitora; e vice-reitor ou vice-reitora da UEMASUL para o período de 2022 a 2025.

“O processo de escolha dos dirigentes máximos da universidade constitui um dos pilares da democracia universitária. O Conselho Universitário, ao aprovar, pela maioria dos seus conselheiros e conselheiras, a convocação da comunidade acadêmica para o processo de escolha do reitor ou reitora, e vice-reitor ou vice-reitora para o quadriênio 2022-2025, contribui, de forma muito significativa, para a consolidação do ambiente plural, diverso, intelectual e democrático que a UEMASUL vem desenvolvendo desde sua criação, fortalecendo a marca de Universidade Regional do Maranhão”, destacou a reitora Elizabeth Nunes Fernandes.

Com quase cinco anos de criação, esta será a segunda convocação, na UEMASUL, para a escolha dos candidatos aos cargos máximos da gestão superior. A primeira ocorreu em outubro de 2017, quando foi inscrita apenas uma chapa, não formando o quórum mínimo de três inscrições para ocorrer a eleição. Pautada na democracia e no espírito coletivo, por iniciativa da única chapa inscrita no processo de escolha, foi realizado um referendo na comunidade acadêmica. A chapa, composta pela professora Elizabeth Nunes Fernandes e pelo professor Antônio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho, recebeu a aprovação de mais de 92% da comunidade acadêmica.

A proposta de autonomia foi a grande impulsionadora da criação da UEMASUL, possibilitando uma gestão mais democrática e participativa por parte de toda a comunidade acadêmica.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »