MENU

23/08/2021 às 19h24min - Atualizada em 23/08/2021 às 19h24min

A vida vale a pena, sempre!

A pandemia sacudiu o mundo. A incerteza quanto à vida ficou ainda maior, mas é preciso manter a esperança.

Da Redação
GB Edições
  
Cada vez menos queremos envelhecer, mas a verdade é que o tempo passa, apesar de tantos avanços na estética e na medicina em geral. É possível envelhecer com saúde e com a autoestima em alta. E, se o tempo passa, não importa o que façamos, então o jeito é procurar sempre uma maneira de ser feliz, mesmo que o dia a dia seja difícil. É preciso fazer da felicidade um estilo de vida. E felicidade tem a ver com saúde e bem-estar.

E esta dica vale para qualquer idade. Encare a sua realidade de frente. Preste atenção na sua situação financeira. Administrar os ganhos fixos é crucial para manter-se longe das dívidas. Avalie a real necessidade de consumir determinados bens, que nem sempre tem muita utilidade dentro ou fora do lar.

Se você está chegando, ou já chegou na chamada “terceira idade”, saiba que os reflexos tendem a diminuir e por isso avalie suas reais condições para dirigir o seu carro. Uma boa alternativa é usar os transportes públicos.

A saúde deve ser prioridade, por isso cuide da alimentação. Prefira sempre os alimentos com baixos teores de gordura e colesterol em todas as refeições. Dê preferência para frutas e legumes que não precisam de cozimento. Consuma frutas e evite alimentos industrializados.

Evite ficar sem companhia e combata o sedentarismo. Matricule-se em uma academia, ou frequente os parques e locais próprios para caminhadas. Esportes aquáticos são particularmente bem recomendados por profissionais da área uma vez que o risco de lesões é praticamente zero.

A mente também deve ser exercitada através de atividades lúdicas como palavras cruzadas, jogos de mesa (xadrez, damas), leituras e a Internet ou ainda uma Faculdade da Terceira Idade. Manter a atividade sexual pode ser estimulante e de grande ajuda para melhorar a autoestima.

Visite o médico com regularidade. Os check-ups podem prevenir surpresas. Prestar atenção em sinais como doenças que demoram a ser curadas, falta de ar, dor de cabeça e mudanças na pele do rosto e outras partes do corpo que ficam expostas ao sol.

O mercado tem oferecido muitas alternativas em suplementos alimentares que prometem longevidade, mas cuidado, não pratique a automedicação. Fale sempre com seu médico e só use remédios por ele indicados.

Principalmente, cultive o bom humor. Seja qual for a sua atual fase de vida, encare tudo com otimismo e procure sempre o lado bom das coisas. Se perceber que chegou a hora de recorrer ao monitoramento domiciliar e terá que contar com apoio de cuidadores, não se exalte e não desanime. Faz parte dessa coisa maravilhosa chamada “vida”.  
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »