MENU

20/08/2021 às 18h56min - Atualizada em 20/08/2021 às 18h56min

Paraquedista morre em acidente nos Lençóis Maranhenses

Gildson de Oliveira participava de evento em Barreirinhas e perdeu o controle do equipamento quando se preparava para pousar

Jornal O PROGRESSO
Assessoria Boogie dos Lençóis 2021
Atleta morre em acidente com paraquedas nos Lençóis Maranhenses - : Assessoria/Boogie dos Lençóis 2021
 
Um paraquedista de 55 anos morreu em um acidente registrado nessa quinta-feira (19) na Lagoa Azul, que fica no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, na cidade de Barreirinhas. Gildson de Oliveira, que era de São Paulo, estava no estado para participar do evento de paraquedismo Boogie dos Lençóis.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo Parque dos Lençóis, Gildson perdeu o controle do paraquedas quando estava a, aproximadamente, 15 metros do chão e caiu.

Segundo a organização do evento, a manobra que o paraquedista tentava fazer é conhecida como “curva baixa”, que é quando o paraquedista muda de direção já muito próximo ao solo.

A vítima chegou a ser atendida pelo Corpo de Bombeiros, que levou Gildson para ser atendida no Hospital Regional de Barreirinhas. No entanto, o turista não resistiu aos ferimentos causados pelo impacto da queda. Agora, a Polícia Civil segue investigando as causas do acidente.

Realizando a 6ª edição em 2021, o evento Boogie dos Lençóis começou no dia 10 de agosto em Barreirinhas com autorização do ICMBio e das demais autoridades competentes.

“O Boogie dos Lençóis 2021 lamenta profundamente o acidente sofrido por Gil, um de nossos atletas, na tarde da quinta-feira, 19. Estamos prestando solidariedade e oferecendo todo o suporte para a família, nesse momento de dor.

As primeiras apurações a respeito da causa do acidente dão conta de que Gil perdeu o controle do paraquedas depois de realizar uma manobra chamada “Curva Baixa”, quando o paraquedista muda de direção já muito próximo ao solo. Os bombeiros civis, da Equipe de Atendimento de Emergência disponibilizada pelo evento, prestaram assistência no local do acidente.

Asseguramos que seguimos, em todos os saltos realizados no Boogie dos Lençóis, as medidas de segurança recomendadas, porém o paraquedismo é uma atividade de alto risco, que os atletas assumem a cada vez que praticam.”

Confira, abaixo, a íntegra da nota do ICMBio sobre o assunto:

“O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que na data de hoje (19/08/2021) durante o evento de paraquedismo Boogie dos Lençóis, um atleta sofreu um acidente e veio a óbito na Lagoa Azul no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O evento está em sua 6° edição e possuía autorização do ICMBio e das demais autoridades competentes, inclusive na adição de 2021. Como condicionante ao evento a organização disponibilizou uma Equipe de Atendimento de Emergência composta por Bombeiros Civis que realizaram o atendimento no local, entretanto, a gravidade do acidente não possibilitou o salvamento da vítima. A Policia Civil está investigando as causas do acidente. Neste momento de pesar, nos solidarizamos com amigos e família da vítima.” 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »