MENU

19/08/2021 às 19h32min - Atualizada em 19/08/2021 às 19h32min

Operação da Polícia Federal investiga atuação de facção criminosa em presídios do Maranhão

Operação batizada de ‘Panteão’ foi deflagrada na manhã desta quinta-feira em São Luís, Caxias, Timon e Balsas

Por Assessoria Polícia Federal
Polícia Federal durante a operação ‘Panteão’, realizada ontem - Foto: Divulgação/Polícia Federal
 
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (19) uma operação em São Luís, Caxias, Timon e Balsas com o objetivo de desarticular uma facção criminosa com atuação dentro de presídios no Maranhão.

Batizada de “Panteão”, a operação está cumpriu nesta quinta, na capital e nas cidades maranhenses, 18 mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão.

Segundo a Polícia Federal, a investigação identificou prováveis funções exercidas pela maioria dos investigados dentro da estrutura criminosa, seis deles atualmente exercendo a função de liderança dentro da facção no estado.

Com levantamentos realizados pela Polícia Federal, foi possível identificar planejamentos de execuções de pessoas ligadas a facções rivais, bem como evitar uma provável execução de um diretor adjunto de um presídio no interior do Maranhão, organizada pelo grupo criminoso. Na época dos fatos, o diretor adjunto teria frustrado uma fuga de dois importantes integrantes da facção, motivo pelo qual membros da facção criminosa passaram a realizar um plano para matar o agente público.

Durante as investigações, com apoio de outras forças de segurança pública, foi possível ainda realizar a prisão em flagrante de outras duas pessoas ligadas a atividades de tráfico de drogas. Os investigados poderão responder criminalmente por integrarem organização criminosa, crime previsto no art. 2º da Lei 12.850/13, com pena que pode chegar até oito anos de reclusão.

Além do Maranhão, a operação “Panteão” também foi realizada nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »