MENU

13/08/2021 às 19h40min - Atualizada em 13/08/2021 às 19h40min

Clayton Noleto admite publicamente que será candidato a deputado federal

Clayton Noleto, pré-candidato a deputado federal

Carlos Leen Santiago
Foto: Divulgação
 
Com a aproximação cada vez maior do período eleitoral, surge aos poucos o cenário em que se dará a disputa à Câmara Federal em 2022. Nomes proeminentes mais ou menos posicionados no tabuleiro do xadrez da Política, elevam-se o para apresentar planos e propostas e isso é muito salutar para o bom andamento da mecânica democrática.

Clayton Noleto é o atual coordenador da infraestrutura do Estado. Nada mais natural portanto em ver seu nome cotado nas rodas especulativas deste cenário eleitoral. Ainda mais sendo filho de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão e que carece de representantes em Brasilia, sede do poder central.

Porém, agora o que antes era só especulação pelo visto torna-se uma realidade. O próprio Clayton Noleto admite que não fugirá da batalha e por duas vezes já acenou positivamente com a proposta. Uma delas foi em uma recente entrevista ao podcast intitulado “Bem Pensado” (disponível no Spotify).

Na tarde desta quinta (12), circulou amplamente pelas redes sociais um texto intitulado “Muito se fala em Clayton Noleto nas redes sociais, mas você sabe quem é ele?”. No manifesto, redigido de maneira indubitável lemos ao final “É com essa forma natural , serena e determinada, que Clayton tornou-se uma excelente opção para representar o povo maranhense em Brasília. É aguarda, com força, foco e fé.”

Variáveis necessárias e inegociáveis

Sejamos realistas: o coordenador da Sinfra-MA, nesta empreitada, não terá um céu de brigadeiro. Os múltiplos cenários que possam vir a surgir para o bem e para o mal, tendem ainda ao imponderável. Porém, Clayton Noleto, ao contrário, parece nada temer, pois fala para o desejo das pessoas e magnificamente junta gente. Junta na superestrutura política e no povo. É um líder popular que interpretou a alma do povo maranhense. Tem estômago talhado pra política mais insuportável. Faço esta postagem em respeito ao debate, tentando afastar fake news e caricaturas no diálogo.

Há, portanto, duas variáveis interessantes: Clayton Noleto e o campo político que ele atua, o grupo ligado ao atual governador Flávio Dino, compõem uma frente política que, por vias próprias, compreendeu muito bem um ensinamento da ciência política marxista: os princípios da disputa de hegemonia política no seio da sociedade civil, sistematizados tão bem pelo italiano Antônio Gramsci.

A outra variável: Na luta política real, o poder institucional tem um peso importantíssimo, e na hora da “onça beber água”, entra em campo a correlação de forças físicas entre projetos de poder, e isso se dá no terreno da mobilização popular e da opinião pública.

Faculdades estas aliadas a boas doses de carisma e bons trabalhos prestados, tornam a candidatura de Clayton Noleto necessária e por assim dizer, inegociável. 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »