MENU

11/08/2021 às 19h21min - Atualizada em 11/08/2021 às 19h21min

Cidade Empreendedora será lançado nesta quinta-feira na Região Pré-Amazônia

Assessoria Sebrae
Foto: Divulgação
 
Município de Açailândia será o anfitrão do lançamento regional do programa, que vai contemplar também os municípios de Bom Jesus das Selvas, Buriticupu e Porto Franco. Nestes municípios, a execução do Cidade Empreendedora é fruto da parceria do Sebrae Maranhão, com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc). 

Transformar o ambiente de negócios e desenvolver a economia local são alguns dos benefícios do programa Cidade Empreendedora, que chega a Região Pré-Amazônia e Região Tocantina. A Iniciativa do Sebrae é fruto da parceria da instituição com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc), que estão levando o programa para 53 municípios do estado, no segundo ciclo (2021-2022). 

Na quinta-feira (12), será realizado o evento de lançamento regional do programa na cidade de Açailândia, que vai contemplar também os municípios de Bom Jesus das Selvas, Buriticupu e Porto Franco. O evento acontecerá no auditório do Salão Paroquial da Igreja São Francisco, localizado à rua Bom Jesus, Centro, ás 10h. 

A parceria do Sebrae e Governo do Estado busca promover a transformação econômica, social e cultural dos municípios. O Cidade Empreendedora reúne gestão pública e pequenos negócios em um espaço de oportunidades, com diversas ações de incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento local, que vão da simplificação e desburocratização da abertura e gestão dos negócios, inclusão de empresas locais em compras públicas, ações de acesso a mercado e a crédito, inserção do empreendedorismo na educação básica municipal, entre outras ações. 

“O Cidade Empreendedora é uma solução diferenciada, considerada uma estratégia de gestão para as prefeituras que entendem o empreendedorismo como impulsionador do desenvolvimento local, principalmente para esse momento pós pandemia, que mostra como é possível unirmos nossas forças para superarmos situações difíceis.  E isso é muito relevante para o Maranhão, pois iremos capacitar empresas para que elas consigam crescer e assim gerar emprego e renda aos municípios, a exemplo de Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu e Porto Franco, considerando a realidade de cada município, suas vocações  e caraterísticas próprias”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho. 

O programa será desenvolvido em oito etapas de implementação, que vai preparar os municípios para gerar oportunidades de negócios, realizar capacitação de servidores públicos e empreendedores, estimular à vocação dos municípios e impulsionar aos negócios locais, com duração de 15 meses. 

Os 53 municípios contemplados pela parceria firmada entre Sebrae e o Governo do Estado são: Açailândia, Aldeias Altas, Araioses, Arame, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriticupu, Carutapera, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Lima Campos, Matões, Miranda do Norte, Morros, Parnarama, Passagem Franca, Pedreiras, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Presidente Vargas, Rosário, Porto Franco, Santa Inês, Santa Luzia, São Domingos do Maranhão, São José de Ribamar, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, Trizidela do Vale, Tuntum, Turiaçu, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Vitória do Mearim, Vitorino Freire e Zé Doca.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »