MENU

09/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 09/09/2020 às 00h00min

Equatorial alerta para acidentes com cercas elétricas

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão
Foto: Divulgação
Quando se fala em energia elétrica, os cuidados devem ser frequentes, tanto dentro de casa quanto em outros ambientes. Sobre as cercas elétricas, por exemplo, utensílio bastante utilizado para proporcionar segurança nas residências, propriedades e estabelecimentos comerciais, é preciso ter atenção e cuidados, pois se não for bem instalada e não seguir os padrões técnicos e de segurança, pode colocar em risco a vida de várias pessoas. Pensando em ajudar a combater esse problema, a Equatorial Maranhão orienta como proceder nessas situações e evitar acidentes com energia elétrica: 
   
1 - A recomendação principal é jamais fazer esse tipo de instalação improvisada. Procure uma empresa especializada que faça esse serviço para assegurar que tudo seja feito seguindo aos critérios técnicos essenciais para o funcionamento seguro, com material de qualidade e certificações necessárias.  
   
2 – Cercas eletrificadas irregularmente de forma a colocar em risco a vida de pessoas e animais é crime e o proprietário pode responder em caso de ocorrência de acidentes. 
     
3 - Em casos de curto circuito, não tente resolver sozinho, pois o risco de levar uma descarga elétrica é muito grande. O melhor a se fazer é chamar a empresa especializada para a manutenção da cerca elétrica; Em casos de pipas, galhos ou outros objetos que possam enroscar na cerca não tente tirar com a cerca ligada.  
   
4 – Caso algum objeto caia sobre a cerca, a recomendação é desligar antes de retirar o objeto. 
   
5- Redobre a atenção com as crianças em casa, que costumam criar brincadeiras e utilizar objetos que não são brinquedos. Importante sempre observar o que elas estão fazendo, especialmente se utilizarem objetos capazes de alcançar a cerca elétrica.  Crianças são sempre curiosas e, devido elas ficarem mais tempo em casa, podem colocar objetos metálicos ou que conduzam eletricidade em contato com a cerca elétrica. 
 
6 – As cercas elétricas devem ser devidamente sinalizadas para evitar o toque acidental de pessoas desavisadas. Nunca devem ser instaladas em altura inferior a 2 metros e meio (2,5 m).  
  

Cercas elétricas clandestinas   

 
Cercas elétricas improvisadas são as causas de muitos acidentes com energia elétrica. Portanto, não instale nem contrate ninguém para instalar (estender), arame farpado ou liso para servir como cerca elétrica, ligando diretamente na rede elétrica da sua casa ou em qualquer fonte de energia elétrica. Jamais faça ligações diretas da tomada para eletrificar qualquer cerca. Contrate empresas especializadas e devidamente credenciadas para instalar cercas elétricas, dentro dos padrões técnicos de segurança. Fazer e instalar esse tipo de cerca é um ato criminoso, portanto, em casos como estes, denuncie imediatamente na Central 116 e para a polícia. 
 A Equatorial Maranhão orienta ainda, que em caso de acidentes, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a carga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar imediatamente para emergência no 193 ou 192.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »