MENU

09/08/2021 às 11h59min - Atualizada em 09/08/2021 às 11h59min

Projeto “Cidadania na Faixa” orienta motoristas para o respeito na travessia de pedestres na Avenida Ceará

Medida visa dar preferência aos transeuntes que estão atravessando na faixa de pedestre

Gil Carvalho
Secretaria de Trânsito e Transportes
Ação de conscientização de motoristas é realizada na Avenida Ceará, Nova Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

  
Estacionar veículo em cima da faixa, não deixar o pedestre concluir a travessia ou não dar preferência, são alguns dos casos negligenciados pelos condutores de veículos em Imperatriz. Para reduzir essas atitudes, o projeto “Cidadania na Faixa” orienta motoristas para o respeito na travessia de pedestres durante atividade realizada na manhã desta segunda-feira, 09, na Avenida Ceará, no bairro Nova Imperatriz.

A coordenadora Teresinha Miranda, Educação para o Trânsito, observa que “O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores. Os motorizados são responsáveis pelos não motorizados e, todos juntos, devem zelar pela segurança dos pedestres”.

“Temos orientado os pedestres a solicitar a travessia na faixa, e os motoristas a respeitar a travessia completa do cidadão”, pontua ela, ao lembrar que idosos, cadeirantes, gestantes e pessoas com crianças de colo costumam atravessar a faixa de pedestres mais lentamente.

Segundo ela, é indispensável que os motoristas tenham consciência e respeitem o tempo de travessia de cada um, inclusive é um direito assegurado pelo Artigo 214 do CTB. “Motorista deve aguardar o cidadão concluir a travessia da faixa para seguir com segurança”, aconselha.

O secretário de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, assinala que “desde o começo da gestão do prefeito Assis Ramos, atividades de educação e orientação de motoristas têm sido realizadas em vários pontos estratégicos da cidade com foco na redução de sinistros de trânsito no perímetro urbano de Imperatriz”.

8 dicas para motoristas adotarem na faixa de pedestre

• Dê preferência aos pedestres
• Ajude outros motoristas
• Respeite o tempo de travessia do pedestre
• Faça trajetos diferentes
• Não pare na faixa de pedestre
• Ligue o pisca-alerta do carro
• Verifique o tráfego ao seu redor
• Nunca ameace os pedestres.
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »