MENU

06/08/2021 às 21h28min - Atualizada em 06/08/2021 às 21h28min

Abstração

Elson Araújo
A arte é um elemento essencial para a liberdade humana. Não importa qual ela seja. Nem precisa entendê-la, é só se entregar, começar a viver e a transformar vidas.  

Sempre gostei de ressaltar o lado bom da cidade. Parto da premissa de que para mostrar o ruim já tem muita gente, e de que o todo não é de todo ruim. Seja por meio de fotografias do cotidiano, de personagens visíveis e invisíveis, textos curtos ou longos, Imperatriz tem sempre algo que, por si, merece ser destacado. Acredito que no meio do pandemônio em que se transformou a sociedade, o que chamo de pílulas de abstrações, contribuem para que o ser humano enfrente melhor este mundo cão. 

Abstração é um termo, usualmente apropriado pela filosofia, definido como uma operação intelectual em que um objeto de reflexão é isolado de fatores que comumente lhe estão relacionados na realidade. Não se trata aqui, é preciso dizer, de defender a fuga da realidade e viver num eterno mundo de contemplação ou fantasias, mas de um quê necessário para que alimentemos os sentimentos que nos faz humanos. 

Se um só individuo confessar-se sentir-se bem com uma dessas pílulas a missão já estará cumprida por parte de quem teve a graça de disseminá-las. O bom, é que tem milhares de pessoas fazendo isso. Um salve triplo para essas pílulas, que não são da felicidade, mas que são importantes para alimentar o pouco de humanidade, ainda em nós pressente.

Assim, considerando-se que a cidade somos todos nós, portanto um organismo vivo”, o concreto e o aço, às vezes temperados pela frieza das pessoas, tendem a, agradavelmente, ser aquecidos por elas, que estão por aí, disfarçadas de poesia, romance, novela, crônica, fotografia, música, cinema, artesanato, dança, pintura, palestras, sermões e até na meditação afinal, tudo vale a pena quando a intenção é diminuir o impacto da “desumanização” crescente das pessoas; fenômeno de alto teor destrutivo que, quando não mata, embrutece. 

Certamente o rol dessas pílulas não é taxativo. Elas também são encontradas nos esportes, nas relações intra, e interpessoais, no contato com a natureza e com os animais e nos livros que lemos. 

 A pandemia do coronavírus tem demonstrado para o mundo a importância das “pílulas de abstrações” para o equilíbrio mental dos serem humanos. Sem elas o enfrentamento dos efeitos colaterais físicos e sociais seria muito mais difícil. 

Em síntese, as saudáveis pílulas de abstração decorrem da sagrada capacidade do ser humano de se expressar, de se comunicar. Considero este dom humano o caminho mais fácil para a libertação das inquietações da alma uma vez que tornar visível o invisível ajuda a libertar o lado bom da nossa força interior.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »