MENU

04/08/2021 às 19h15min - Atualizada em 04/08/2021 às 19h15min

Lançado oficialmente o festejo em honra a São Francisco de Assis

Leilão Virtual será a novidade da edição 2021 do evento; cartelas do Show de Prêmios já são comercializadas

Raimundo Primeiro
Fotos: Maurício Martins
 
“O profeta é sempre um homem de esperança. Um verdadeiro profeta é aquele que é capaz de chorar por seu povo e, também, de dizer as coisas fortes quando for necessário. Não é morno, é sempre assim, direto. Quando o profeta chega à verdade e toca o coração, acontece uma coisa: ou coração se abre, ou o coração torna-se mais petrificado”.

As palavras foram pronunciadas na manhã desta quarta-feira, 4 de agosto, pelo frei Deusivan dos Santos Conceição, pároco da Igreja São Francisco de Assis, durante encontro com a imprensa por ocasião do lançamento oficial do festejo em honra a São Francisco de Assis, realizado no Solar Eventos (Salão Paroquial). Do evento, participaram jornalistas, radialistas, parceiros, membros da Comissão Diretora e paroquianos. Antes, houve apresentação do cantor Marco Aurélio. Inicialmente, falou o advogado Oziel Vieira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral, frisando que as atividades seguirão os protocolos de segurança contra a disseminação da covid-19.

Tendo como tema “Francisco, profeta da vida e da esperança”, o festejo será realizado de 25 de setembro a 4 de outubro, sob o lema “Há uma esperança para o teu futuro”, com o objetivo espiritual de aprofundar o carisma franciscano na expressão missionária, por meio do qual os devotos se reúnem em torno do Santo Padroeiro e enriquecem a sua vida espiritual, motivados pela Palavra de Deus e pela Eucaristia; e se alegram e fazem fraternidade na busca à santidade pelo exemplo de Francisco.

De acordo com o coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Igreja São Francisco de Assis, Francisco Kenedy Quinderé Aquino, no campo social, a festa religiosa dará continuidade as campanhas de arrecadação de recursos, visando a conclusão das obras que acontecem no Ginásio Paroquial e na Concha Acústica. “Nossas expectativas são no sentido de que o festejo seja, como sempre, tempo forte de evangelização e vivência da fé; tempo de união fraterna da comunidade e de nosso jeito de festejar; tempo de colaboração, de partilha e generosidade”, adianta ele. 

MISSAS TODOS OS DIAS
Diariamente, serão celebradas missas, em três horários – 6h30, 12h e às 19h, quando ocorrerão as Novenas. Todas as missas, conforme levantou a reportagem, terão a participação de grupos e comunidades paroquiais. Por outro lado, haverá a oração do Terço, a homenagem ao Santo Padroeiro, a Missa dos Enfermos, Bênção das Criaturas e a Carreata em honra ao Santo Padroeiro. 

PROFETAS – Segundo destacou frei Deusivan, a Igreja tem a necessidade dos profetas. “Eu diria mais: tem a necessidade de que todos nós sejamos profetas. Não críticos, isto é outra coisa! Uma coisa é sempre o juiz crítico, ao qual nada lhe agrada, nenhuma coisa lhe agrada. Este não é um profeta. O profeta é aquele que reza, olha para Deus, olha para seu povo, sente dor quando o povo erra, chora – é capaz de chorar pelo povo – mas é, também, capaz de arriscar a própria pele para dizer a verdade”.

Frei Deusivan ponderou, a propósito, de pronunciamento, que São Francisco optou por viver o evangelho puro, ao pé da letra, na mais radical pobreza, numa simplicidade quase ingênua, numa humildade que o colocava junto à Terra, no nível dos mais desprezados da sociedade, vivendo entre os hansenianos e comendo com eles da mesma escudela. Para aquele tipo de Igreja e de sociedade, confessa explicitamente: “quero ser um novo louco”, louco pelo Cristo pobre e pela “senhora dama” pobreza, como expressão de total liberdade: nada ser, nada ter, nada poder; nada pretender.

A humildade ilimitada e a pobreza radical lhe permitiram uma experiência que vem ao encontro de nossas indagações: é possível resgatar o cuidado e o respeito para com a natureza? É possível uma sociedade sem ódios que inclua a todos, como ele o fez: com o sultão do Egito que encontrou na cruzada, com o bando de salteadores, como lobo feroz de Gubbio e até com a irmã morte?

A pobreza e humildade assim praticadas não têm nada de beatice. Supõem algo prévio: o respeito ilimitado diante de cada ser. Cheio de devoção, tirava a minhoca do caminho para não ser pisada, enfaixava um galinho quebrado para que se recuperasse, alimentava no inverno as abelhas que esvoaçavam por aí, famintas.

Não negou o húmus original e as raízes obscuras de onde todos nós viemos. Ao renunciar a qualquer posse de bens ou de interesses, ia ao encontro dos outros com as mãos vazias e o coração puro, oferecendo-lhes apenas o “PAZ e BEM”, a cortesia, e o amor cheio de ternura.
“A uma esperança para o teu futuro”. Eis o lema do nosso festejo 2021. “O empunhemos quais Profetas da Vida e da Esperança e o façamos ecoar, a voz de Francisco de Assis”. 

SHOW DE PRÊMIOS
O tradicional Show de Prêmios vai acontecer em 4 de outubro (segunda-feira). Serão sorteados dois jogos de cama, uma Smart TV, de quarenta polegadas, dois prêmios em dinheiro, no valor de R$ 2 mil; um prêmio em dinheiro, com a importância de R$ 1 mi, além de uma Central de Ar de 12 mil BTUs.

LEILÃO VIRTUAL – A novidade da edição 2021 do festejo em honra a São Francisco de Assis, o Leilão Virtual, ficará sob a responsabilidade de João Maurício Martins.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »