MENU

02/08/2021 às 19h56min - Atualizada em 03/08/2021 às 10h14min

Compra e venda de Cotas de Capital Social

Está planejando comprar ou vender cotas de capital social?

Marcos Tadeu
SALA DA NOTÍCIA / https://www.invoop.com/blog
Foto: pixabay.com/
  
Está planejando comprar ou vender cotas de capital social? É importante fazer uma boa análise de mercado, observar as condições da empresa e analisar cada detalhe da transação para ter um ótimo resultado com sua negociação.

Ter um valor justo nas cotas de capital social é um fator decisivo para que todos sejam beneficiados na transação.

E valor justo não é obrigatoriamente aquele que consta no contrato social. O valor precisa ser analisado na hora de comprar ou vender cotas. E nós vamos te dar algumas dicas a respeito disso para que saiba como fazer uma transação positiva para todos os envolvidos.

Valuation da empresa: a melhor forma de calcular cotas de capital social

Tanto a empresa que está sendo vendida, quanto o comprador que está adquirindo suas cotas, precisam saber o valor apropriado dessa transação para que o negócio seja benéfico para todos.

O valuation da empresa é um caminho a ser seguido visando identificar o valor que a empresa realmente tem no mercado, para que o investimento possa ser positivo para seu caixa e para o novo sócio.

Quem está comprando, deve ter o cuidado de aferir o valor das cotas que deseja adquirir, bem como, fazer uma avaliação da empresa e negociar o valor.
De modo que, seja possível ter uma compra bastante assertiva, capaz de gerar valor para a empresa.

Um investidor que está adquirindo cotas, precisa saber como esse capital será destinado no negócio visando seu crescimento. Bem como, deve entender a importância de sua atuação para que o negócio prospere.

Muito embora seja sempre importante fazer negociações de valor da aquisição, a compra de cotas deve ter um valor justo para que essa transação seja benéfica para os dois lados.

Afinal, quem está se tornando sócio de uma nova empresa deve ter por objetivo o crescimento do negócio. Justamente para que essa aquisição seja rentável no curto e longo prazo.

Observe as regras da empresa para entrada de outros sócios

Quando você está comprando uma parte de uma empresa, é importante entender seu papel como sócio. O objetivo é contribuir com seu conhecimento para o crescimento? As cotas estão sendo vendidas com qual propósito?

Essas questões são importantes para entender qual é a projeção de futuro da empresa. Todo investidor tem por objetivo comprar uma parte de uma empresa lucrativa.

Entretanto, alguns sócios possuem o desejo de efetuar um trabalho mais ativo na empresa, visando interferir positivamente para a organização e crescimento do negócio.

Enquanto outros sócios desejam ficar totalmente de fora da gestão da empresa, visando apenas ser beneficiado por seus resultados.

Entender qual é o seu perfil te ajudará a comprar cotas de empresas que se enquadram no seu desejo e que podem crescer gerando uma boa renda mensal, com ou sem a sua interferência direta.

Fazer uma análise de mercado, entender qual é seu desejo e seguir no rumo da aquisição de uma empresa que se encaixa em seu perfil são cuidados importantes. De modo que, a aquisição seja positiva para o negócio e também para o novo sócio.

A compra e venda de cotas de capital social é um bom negócio quando todas as informações estão disponíveis para que a negociação seja totalmente clara e justa.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...