MENU

02/08/2021 às 16h10min - Atualizada em 02/08/2021 às 16h10min

Araguaína inicia campanha de amamentação com série de palestras

Ações do Agosto Dourado terão programação nas UBS a partir desta terça-feira, 3, e são dedicadas ao incentivo da amamentação como principal alimento nos primeiros anos de vida do bebê

Felipe Maranhão
Ascom/PMA
Foto: Marcos Sandes / Ascom
  
A Secretaria da Saúde de Araguaína inicia nesta terça-feira, 3, a programação da Campanha do Agosto Dourado, voltado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. As atividades organizadas pela Superintendência da Atenção Básica incluem uma série de palestras e rodas de conversa sobre temas como a prática da amamentação durante o período da pandemia de covid-19 e o envolvimento do pai no processo de amamentação.


“O aleitamento materno é extremamente importante por ser um alimento completo, a melhor fonte de nutrição para os bebês, ajudando assim no desenvolvimento dessa criança. Também é muito importante a participação dos pais nesse processo, auxiliando a mãe durante todo esse período de amamentação”, explicou a coordenadora da Rede Amamenta em Araguaína, Pâmella Araújo.

Amamentação x covid-19

As palestras educativas serão realizadas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Município durante todo o mês de agosto, seguindo um calendário com a programação distribuída entre as 17 unidades de Araguaína. As equipes de profissionais da saúde foram preparadas para realizar as ações respeitando as medidas de proteção e distanciamento para conter o avanço da covid-19.

Entre os temas abordados estão os mitos e verdades sobre a amamentação, orientações nutricionais referentes ao leite materno, assim como os procedimentos necessários para a amamentação do bebê no período de pandemia de covid-19. As UBS também receberão rodas de conversa com gestantes, puérperas e pais que queiram participar do debate.

“A orientação do Ministério da Saúde é que as mães continuem amamentando durante esse período de pandemia e no caso da mãe estar com covid-19 a amamentação deve permanecer obedecendo todos os cuidados que já são usados no dia a dia, como uso de máscaras e higienização das mãos, visto que ainda não há nenhum estudo que confirme a possibilidade de transmissão para as crianças através do leite materno”, diz a coordenadora, Pâmella Araújo.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado é o mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Sabe-se que a amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que 6 milhões de crianças por ano.

Programação

UBS Araguaína Sul
8h - 10, 17, 24 e 31 de agosto.
UBS Avany Galdino da Silva (Bairro São João)
8h30 - 3, 10, 17 e 24 de agosto.
UBS Bairro de Fátima
8h – 23 de agosto.
UBS Couto Magalhães (Setor Couto Magalhães) 
8h – 18 de agosto.
UBS Dr. Dantas (Setor Costa Esmeralda)
8h – 10, 20, 2 e 30 de agosto.
UBS Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança)
8h e 14h – 4, 12, 18 e 26 de agosto.
UBS JK
8h – 12 de agosto.
UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione)
14h – 16 de agosto.
UBS Lago Azul
8h – 11 de agosto.
UBS Manoel Alves (Ponte)
8h – 17 de agosto.
UBS Manoel dos Reis (Jardim das Flores)
8h e 14h – 12 de agosto.
UBS Manoel Maria (Setor Cimba)
9h – 3, 5 e 10 de agosto.
UBS Maria dos Reis (Setor Barros)
7h50 – 3, 10, 17, 24 e 31 de agosto
UBS Nova Araguaína
8h – 4, 11 e 25 de agosto
14h – 16 de agosto
UBS Novo Horizonte
8h – 19 de agosto
UBS Palmeiras do Norte
8h30 – 5, 11, 19, 25 de agosto
UBS Senador Benedito Vicente Ferreira (Setor José Ferreira)
8h – 10 e 18 de agosto

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »