MENU

31/07/2021 às 20h57min - Atualizada em 31/07/2021 às 20h57min

Iniciada no município de Mirador a “Operação Maranhão sem Queimadas”

ASCOM - BM3
Foto: Divulgação/ASCOM-BM3
 
Na manhã desta quarta-feira (29), foi iniciada a operação Maranhão sem queimadas no município de Mirador – MA. O programa tem como objetivo monitorar, conscientizar, fiscalizar e combater os incêndios na Reserva Estadual Parque do Mirador.
 
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Defesa Civil e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), estão trabalhando juntos no combate às queimadas que assolam a região no período de estiagem.

Estiveram presentes na solenidade o Coronel BM Amorim – Coordenador Adjunto de Proteção e Defesa Civil do Maranhão, Capitão BM Calisto – Batalhão de Bombeiros Ambiental (BBA) Capitão BM Machado, comandante da 13ª Companhia Independente Bombeiros Militar, de Trizidela do Vale, 2° tenente PM Silva do Batalhão de Polícia Ambiental, o Sr. Marcone Lima – Chefe de Patrimônio da SEMA, o Sr. Hugo – Secretário de administração de São Domingos do Azeitão, Sr. Nilmar – Gerente Executivo da Empresa Agro Serra.

As equipes de bombeiros trabalharão atuando na campanha para inibir ações de queimadas irregulares, monitorar e mapear as áreas de risco de focos de incêndio. Se houver crescimento no número de queimadas, um maior quantitativo de bombeiros será empregado para complementar à operação.

Cidades como Barra do Corda, Balsas, Imperatriz e Santa Inês, receberam equipamentos para ajudar no combate aos incêndios: Mc leod, abafador, foice, pá, bomba costal, soprador, queimador, roçadeira, tesoura corta frio, lima chata, lima redonda, ancinho e moto serra à gasolina.

O coronel BM Amorim ressaltou que “A soma dos esforços dos vários órgãos estaduais (SEMA, CBMMA e PMMA) somado aos apoios das prefeituras dos Municípios de São Domingos do Azeitão e Mirador e, ainda, a parceria com entidades privada como a AGRO SERRA, faz com que as ações de prevenção, fiscalização, monitoramento e combate à incêndios florestais tenha grande êxito e venha diminuir os índices de crimes ambientais e desastres ambientais como os incêndios florestais.”

A estrutura de apoio conta com grupamentos de combate a incêndio, treinadas e equipadas com viaturas, caminhões de combate a incêndio tipo Auto Bomba Tanques (ABT’s), veículos de ação rápida e de reforço a este tipo de ocorrência. O CBMMA executa, ainda, medidas de ataque direto aos focos, como abafamento e isolamento de material combustível.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »