MENU

31/07/2021 às 08h45min - Atualizada em 31/07/2021 às 08h45min

Mantendo o ambiente limpo para prevenir doenças

Manter a própria casa limpa é fácil, mas o que dizer...

Da Redação
GB Edições
Foto: Freepik
  
Manter o ambiente no qual vivemos limpo é fundamental para a saúde humana e saúde dos animais e de plantas. Desde março do ano passado, o assunto limpeza tem sido muito recomendado por causa do novo coronavírus e suas variantes. Nunca foi tão necessário o uso de água e sabão.

Manter a própria casa limpa é fácil, mas o que dizer daqueles locais nos quais circulam muitas pessoas diferentes e aos locais de trabalho, nos quais convivem pessoas umas com as outras, sendo que além da convivência, muitas vezes também se tem que conviver com a circulação de pessoas.  

Algumas medidas simples de limpeza e higiene preventivas podem prevenir doenças, principalmente em ambientes coletivos.

A primeira delas é higienizar adequadamente com maior frequência os locais e superfícies de trabalho, como mesas, aparelhos telefônicos, teclados, mouses, controles remotos. Enfim, todos os objetos e superfícies que requeiram contato principalmente com as mãos.

Além do álcool 70, os desinfetantes de boa qualidade e na diluição correta são bastante econômicos e adequados deixando as superfícies com efeito bacteriostático por várias horas, evitando com mais facilidade a presença de vírus ou fungos ativos. A tarefa pode ser simplificada com a utilização de produtos com dupla função, como a limpeza e desinfecção ao mesmo tempo. Isto também é possível com a aplicação de mistura de produtos, sendo, entretanto, indispensável a consulta ao fabricante a fim de saber se são compatíveis.

A correta higienização das mãos coincide muito com os procedimentos dos profissionais da área de Saúde. Em termos de redução microbiana a estimativa é que o resultado de uma lavagem de mãos comum atinja entre 60 e 80%, enquanto profissionais da área da saúde, que obedecem a um procedimento minucioso, podem ultrapassar 99%.

Para garantir a vida útil dos carpetes, a aspiração é a melhor técnica, pois permite que a sujeira não penetre profundamente no local, reduzindo o custo da limpeza mais profunda, que deve ser feita de tempos em tempos. Vale lembrar que deve ser usado aspirador com escova batedora ou aspirador torre desenvolvido para carpete.

Para os ambientes onde há grande circulação de pessoas, são indicadas as lavadoras automáticas de pisos, pois além do chão úmido dificultar a manutenção da limpeza, o cheiro de certos produtos também pode ocasionar irritação aos alérgicos. Com o uso das máquinas é possível otimizar este processo, pois o ambiente é lavado e os resíduos aspirados simultaneamente em uma única operação, garantindo também grande economia de água.

E é inevitável falar mais uma vez sobre a pandemia. Desinfetar os ambientes e as superfícies, lavar sempre as mãos com água e sabão, usar álcool 70 nas mãos e nas superfícies são medidas preventivas, além de que é fundamental usar máscaras.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »