MENU

27/07/2021 às 20h55min - Atualizada em 27/07/2021 às 20h55min

​Corpo de Bombeiros seleciona integrantes das Brigadas de Combate a Incêndios Florestais em Teste de Aptidão Física

Seleção ocorreu nessa segunda-feira, 26, e Curso de Formação terá início nesta quinta-feira, 29

Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Das 712 pessoas inscritas para as vagas, 108 participaram da seleção - Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Os interessados em fazer parte da Brigada de Combate a Incêndios Florestais foram ao Teste de Aptidão Física (TAF) na manhã dessa segunda-feira, 26, nas oito unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). São 80 vagas e quem se candidatou precisou suar a camisa, literalmente, para conquistar uma das matrículas no Curso de Formação, que terá início nesta quinta-feira, 29.

A criação da brigada é uma iniciativa do Governo do Tocantins, em apoio direto ao CBMTO e à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Das 712 pessoas inscritas para as vagas, 108 participaram da seleção. 

O tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, pontuou que as ausências são naturais e até revelam o perfil daqueles que já conhecem a dificuldade que é a atuação nessa profissão. “Muitos podem ter se inscrito no impulso, achando que tinham condições de passar no teste. Mas também foi exigido atestado médico e pode ser que nem todos tenham conseguido apresentá-lo ou quando o médico pediu exames complementares pode ter ocorrido algum impedimento”, completou.

Erisvaldo Alves ainda destacou que, para selecionar os brigadistas, não tem como ser diferente pelo que é a atividade em si”. “Isso mostra que a atividade é pesada. Muita gente deve ter repensado e nem tentou arriscar”, frisou.

A seleção de brigadistas nos moldes definidos pelo Governo do Tocantins é inédita. O próprio CBM, por meio de sua Diretoria de Ensino e Pesquisa, organizou e executou todas as atividades, envolvendo militares das oito unidades, quase 50 militares.

“É um processo seletivo novo para a corporação, mas que ocorreu dentro da normalidade prevista. Serviu também para colocarmos em prática os conhecimentos e a capacidade de execução de um trabalho tão importante quanto esse de seleção de brigadista”, relatou o major Nilton Rodrigues, diretor de Ensino e Pesquisa.

Prova 
Quem fez o teste prático pela primeira vez, brigando por uma vaga na Brigada, viu o quanto é difícil andar rápido com a bomba costal cheia. O TAF teve apenas esse exercício como forma de classificação e eliminação dos candidatos. Para tanto, as unidades do CBMTO levaram em conta as questões de segurança contra a Covid-19.

A largada da primeira bateria com os candidatos em Palmas foi por volta das 7h30, e o menor tempo registrado foi de 20 minutos e 40 segundos, feito por Cleberson Santana e Silva, de 33 anos. Ele contou que já foi brigadista no município de Arraias, por duas vezes. “Eu trabalho para uma empresa atualmente, mas se puder vou querer atuar como brigadista também. Espero dar certo”.

Em Palmas, a prova ocorreu no estacionamento do 1° Batalhão de Bombeiros Militar, na antiga Avenida do Aeroporto. O circuito era demarcado com fita zebrada e bombonas d´água. Cada candidato tinha que dar oito voltas para concluir a tarefa. 

De todas as unidades do CBMTO, com inscritos para a seleção, apenas Gurupi não conseguiu fechar as vagas. Dos 62 inscritos, apenas três compareceram. Agora, todos os demais precisam providenciar os documentos necessários para então iniciarem o curso de formação, que vai ser ministrado pelas unidades do CBMTO nas cidades onde vão atuar e estar sob coordenação da corporação.

Os nomes dos aprovados já estão disponíveis no site www.bombeiros.to.gov.br e podem ser conferidos no link https://bit.ly/3r95Tgm.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »