MENU

26/07/2021 às 14h36min - Atualizada em 26/07/2021 às 14h36min

Cerest realiza programação de conscientização na Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Eventos iniciam nesta terça-feira, dia 27, Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, com trabalhadores de frigorífico, e se estendem até sexta-feira, dia 30, a hospitais, empresas e com servidores municipais

Giovanna Hermice
Ascom/PMA
Foto: Marcos Sandes/Ascom

  
O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Regional de Araguaína irá promover de 27 a 30 de julho, de terça à sexta-feira, ações de conscientização quanto às práticas seguras no ambiente de trabalho em frigoríficos, hospitais, empresas e com servidores municipais. Os eventos têm como intuito celebrar o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, lembrado nesta terça-feira, dia 27.

“Queremos alertar empregados e empregadores para a importância de práticas saudáveis e reduzir os números de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovendo um ambiente seguro em todos os setores produtivos”, explicou a coordenadora do Cerest, Lilaléa Farias.
 
Durante esses três dias, o Cerest irá realizar palestras, distribuição de panfletos, demonstrações do uso correto de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), além de ensinar técnicas de alongamento e exercícios físicos que auxiliam na prevenção de doenças como LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho).
 
A iniciativa ainda conta com a parceria das equipes da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) que vão orientar os colaboradores sobre as legislações de trânsito e a direção defensiva, para conscientizar quanto aos riscos dos acidentes de trajeto ao trabalho.
 
O que é acidente de trabalho?
Acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte.
 
Em Araguaína, dados do Ministério da Saúde apontam que foram registrados 7.736 casos de doenças e acidentes de trabalho, no período de 2007 a junho de 2021. Desse levantamento, 4.411 pessoas foram vítimas de acidentes de trabalho, sendo que 168 pessoas morreram; 2.372 foram casos de profissionais expostos a material biológico; 411 trabalhadores tiveram intoxicações por exposição a substâncias químicas e a mesma quantidade foram vítimas de demais doenças relacionadas ao trabalho.

 

Programação
Dia 27 (terça-feira)

10h40 às 13h30 - Frigorífico Minerva.
Dia 28 (quarta-feira)
7h - Passareli Engenharia;
14h - Hospital Dom Orione.
Dia 29 (quinta-feira)
7h - Secretaria Municipal da Infraestrutura;
14h - Hospital Regional de Araguaína.
Dia 30 (sexta-feira)
8h - Gelnex;
15h - Banco do Brasil.
  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »