MENU

20/07/2021 às 22h32min - Atualizada em 20/07/2021 às 22h32min

​Empresário é preso com mais de 2 toneladas de fios de alumínio furtados no Tocantins

As investigações foram intensificadas para identificação dos autores

Da Assessoria
Cabos de alumínio recuperados - Foto: PC-TO/Divulgação

Mais de duas toneladas de cabos de alumínio furtados de uma empresa no mês de junho na cidade de Centenário, região centro-norte do Tocantins, foram recuperadas pela Polícia Civil do Tocantins nesta segunda-feira (19).

De acordo com o delegado Bernardo José Rocha Pinto, os cabos estavam sendo instalados em redes de alta tensão e foram furtados antes de serem colocados nas torres.

Durante a ação delituosa, foram furtados mais de 800 metros da fiação que seriam utilizados nas linhas de transmissão, causando um prejuízo enorme à concessionária de energia elétrica, bem como a toda a população da região centro-norte do estado.

Ainda segundo o delegado Bernardo, a Polícia Civil começou as investigações logo após o fato criminoso e, depois de alguns dias, as equipes conseguiram localizar o material em uma empresa de reciclagem na cidade de Pedro Afonso.

Questionado sobre a origem dos cabos, o proprietário do estabelecimento não conseguiu explicar a origem do carregamento, tampouco apresentou qualquer tipo de nota que justificasse a aquisição lícita do material. Desse modo, o empresário foi preso em flagrante pelo crime de receptação, pagou fiança e obteve o direito de responder ao processo em liberdade. 

As investigações foram intensificadas para que a Polícia Civil possa identificar os autores do furto dos fios, que estão avaliados em aproximadamente R$ 15.000,00.

Para o delegado Bernardo, a recuperação do material é muito importante, pois resultou em danos à coletividade. Ele também faz um alerta quanto a prática desse tipo de crime.

“A subtração de cabos de energia causa grandes transtornos para a população, visto que cidades inteiras podem ficar sem energia elétrica. Por outro lado, reforçamos que os próprios autores correm um grande risco de morte, uma vez que, como no caso em questão houve a subtração dos fios quando eles já estavam instalados em torres, poderia resultar em descargas elétricas fatais devido à grande força da corrente elétrica que passa pelas linhas de transmissão”, disse.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »